CONCEPÇÕES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM À LUZ DE GRAMSCI

Autores

  • Cristina Alves de Souza Cardoso Universidade de Uberaba

Palavras-chave:

Comunidades de Aprendizagem, Gramsci, Conceitos e concepções

Resumo

O tema abrange o estudo das Comunidades de Aprendizagem, entendidas como um projeto baseado em um conjunto de atuações educativas dirigidas à transformação social e educacional. Esse modelo educativo defende a ideia de que a aprendizagem na atual sociedade somente é eficaz por meio das interações e da participação da comunidade. O nosso objetivo é apresentar os conceitos e concepções de Comunidades de Aprendizagem sob o pensamento filosófico de Gramsci na perspectiva de ensino e princípio educativo. Utilizamos os conceitos de Comunidades de Aprendizagem, pontos e contrapontos à luz do Caderno 12 da obra Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci. Neste, o autor expõe críticas e propostas a partir do então sistema de ensino italiano num cenário de crise mundial e aquecido pela necessidade de formação de mão de obra voltado para o trabalho manual, na perspectiva do ensino técnico. Para tanto, fazemos a exposição das duas propostas de ensino e apresentamos ensaios a respeito da temática sem desvincular o pensamento ideológico do autor na sua concepção política ideológica de utilizar a educação como possibilidade de superação e revolução proletária. Finalizamos com uma conclusão argumentativa a favor da transformação da sociedade por meio de uma proposta baseada em evidências reconhecidas pela comunidade científica internacional.

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Publicado

04-09-2019

Como Citar

Cardoso, C. A. de S. (2019). CONCEPÇÕES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM À LUZ DE GRAMSCI. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 5(2), 43–48. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/472

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação