CONCEPÇÕES DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM À LUZ DE GRAMSCI
Palavras-chave:
Comunidades de Aprendizagem, Gramsci, Conceitos e concepçõesResumo
O tema abrange o estudo das Comunidades de Aprendizagem, entendidas como um projeto baseado em um conjunto de atuações educativas dirigidas à transformação social e educacional. Esse modelo educativo defende a ideia de que a aprendizagem na atual sociedade somente é eficaz por meio das interações e da participação da comunidade. O nosso objetivo é apresentar os conceitos e concepções de Comunidades de Aprendizagem sob o pensamento filosófico de Gramsci na perspectiva de ensino e princípio educativo. Utilizamos os conceitos de Comunidades de Aprendizagem, pontos e contrapontos à luz do Caderno 12 da obra Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci. Neste, o autor expõe críticas e propostas a partir do então sistema de ensino italiano num cenário de crise mundial e aquecido pela necessidade de formação de mão de obra voltado para o trabalho manual, na perspectiva do ensino técnico. Para tanto, fazemos a exposição das duas propostas de ensino e apresentamos ensaios a respeito da temática sem desvincular o pensamento ideológico do autor na sua concepção política ideológica de utilizar a educação como possibilidade de superação e revolução proletária. Finalizamos com uma conclusão argumentativa a favor da transformação da sociedade por meio de uma proposta baseada em evidências reconhecidas pela comunidade científica internacional.
Referências
COMUNIDADE de aprendizagem. [Mountain View]: Creative Commons, [20--]. Disponível em: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/509/821e840eef96a8547e7b190bc64b43e9.pdf. Acesso em: 30 abr. 2018.
CREA. Community of research on excellence for all. Final INCLUD-ED Report. [S. l.: s. n., 20--]. Disponível em: http://crea.ub.edu/index/. Acesso em 05 jul. 2017.
FLECHA, R. Compartiendo palavras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.
CREA. Community of research on excellence for all. Final INCLUD-ED Report. [S. l.: s. n., 20--]. Disponível em: http://crea.ub.edu/index/. Acesso em 05 jul. 2017.
GABASSA, V.; MELLO, R. R.; BRAGA, F. M. Comunidade de Aprendizagem: uma possibilidade para a escola contemporânea. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, XVI., 2012. Anais [...]., Campinas, 2012.
Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2012b.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 2: Os intelecuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Disponível em: https://netmundi.org/home/wp-content/uploads/2019/03/Antonio-Gramsci-Cadernos-do-c%c3%a1rcere-v.-2.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.
INCLUD-ED. COMUNIDADES de aprendizagem: escolas como comunidades de aprendizagem. Barcelona: Universidade de Barcelona, [2011-]. Disponível em: https://comunidadedeaprendizagem.com/material-biblioteca/12/INCLUD-ED-versao-em-portugues. Acesso em: 30 abr. 2018.
MARIGO, F. C. et al. Comunidades de Aprendizagem: compartilhando experiências em algumas escolas brasileiras. Revista Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 3, n.2, p.74-89, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/viewFile/22723/13208. Acesso em 20 jan. 2019.
MELLO, R. R.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
MELLO, R. R. de. Comunidades de Aprendizagem: democratização dos centros educacionais. Tendencias Pedagógicas, Madrid, n. 17, p. 3-18, 2011. Disponível em: http://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/46/7eacb2e7563cc108c1f850dc1fff60f2.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N. de. A educação em Gramsci. Teoria e Prática em Educação, Maringá, v. 15, n. 2, p. 25-33, maio/ago. 2012.
SOBRAL, K.M.; MORAES, M. B.; JIMENES, M. S. V. Escola unitária e princípio educativo em Gramsci: ensaios de compreensão à luz do caderno 12. Filosofia e Educação (Online), Revista Digital do Paideia, v. 2, nº 1, p. 83-100, abr./set. 2010. Disponível em: file:///C:/Users/cris_/Desktop/8635525-Texto%20do%20artigo-4842-1-10-20150522.pdf. Acesso em: 30 abr. 2018.
VALLS CAROL, M. R. Comunidades de Aprendizaje: una práctica educativa de aprendizaje dialógico para la sociedad de la información. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciência da Educação) – Departamento de Teoria e História da Educação, Universidade de Barcelona, Barcelona, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).