CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) NO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo
Palavras-chave:
Software Geogebra, Cálculo Diferencial e Integral, Noção de Limite, Ensino de Matemática e Física.Resumo
Este artigo se propõe a analisar a inserção do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Médio, auxiliada pela utilização do programa computacional Geogebra. Com isso, os conceitos de limite, que são apresentados de forma simples, predominantemente visual e relacionados a definições e problemas, ficam menos abstratos e adquirem outro sentido, tornando as aulas mais leves e interessantes. Tal apresentação ocorrerá por meio de gráficos de funções e análise de seu comportamento para posterior aplicação na resolução de problemas de Matemática e Física. Assim, o uso de ferramentas e tecnologias apropriadas, oportuniza aos estudantes ampliarem sua percepção sobre conceitos matemáticos e físicos e, ao mesmo tempo, favorece a aquisição dos mesmos. Desse modo, como a resolução de problemas passa a ser mais mecânica com o emprego do cálculo, o professor pode enfatizar uma abordagem mais conceitual da Física, em particular, facilitando a compreensão de seus fenômenos, otimizando o ensino e a aprendizagem.
Referências
ÁVILA, G. Limites e Derivadas no Ensino Médio? Revista do Professor de Matemática n. 60.
ÁVILA, G. Por que não ensinamos Cálculo? Revista do Professor de Matemática – RPM - 1991, p.1
AZEVEDO, M. M. Uma introdução do cálculo no ensino da física – Profmat – Universidade Federal do Tocantins – Palmas – 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
DIAS, Antônio Alberto de Sousa.
FRESCKI, F.B. – PIGATTO, P. Dificuldades na aprendizagem de cálculo diferencial e integral na educação tecnológica: proposta de um curso de nivelamento - I Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia – UTFPR – 2009.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; TEIXEIRA, J.C.; MACHADO, N. J.; GOULART, M. C. C., SILVEIRA, L.R.; MACHADO, A. Santos - Matemática – 2 grau – Atual Editora Ltda – São Paulo – Brasil – 1980.
LEWIS, K. Cálculo e Álgebra Linear. LTC – 1972.
LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro, n.26/27, p.123-146, jun./dez. 1999. (Matemática Universitária)
PENTEADO, M.G. Redes de trabalho: expansão das possibilidades da informática na educação matemática da escola básica. In: BICUDO, M.A.V. ; BORBA, M.C. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento}. São Paulo: Cortez, p. 283-295, 2004.
RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. / LTC . Fundamentos de Física I - 2005 - 7ª edição.
SANTOS, D. A. T. A Inclusão do Cálculo Diferencial e Integral no Currículo do Ensino Médio - 2006.
SANTAROSA, M. C. P.; MOREIRA, M. A. O Cálculo nas aulas de Física na UFRGS: Um Estudo Exploratório – Rio Grande do sul - 2011.
SANTAROSA, M. C. P. - Investigações em Ensino de Ciências – v.18(1), pp. 215-235, 2013.
SANTAROSA, M. C. P. Os lugares da Matemática na Física e suas dificuldades contextuais: Implicações para um sistema de ensino integrado. (Relations between Mathematics and Physics and their contextual difficulties: implications for integrated education system) [maria.cecilia@ufrgs.br] Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, Brasil. Volume 18 número 1.
SILVA, G. H. G. Que possibilidades pedagógicas os professores consideram ao se trabalhar com o software Geogebra no ensino da Matemática em uma abordagem investigativa? - Rio Claro – SP.
SPINA. C. O. C. Modelagem Matemática no processo de ensino aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 117p., 2002.
STEWART, J. Cálculo. Vol 1 – Ed Saraiva - 7a edição – 2013.
YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz Felipe. Física para o Ensino Médio. Vol 1- Ed. Saraiva - 3a edição - 2013 - São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).