TEORIAS CURRICULARES: DIALOGICIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS MÍDIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Currículo, Protagonismo, Ensino, Interação, Contemporaneidade.Resumo
Diante do consenso sobre a importância do Currículo para a educação, faz-se necessário pensá-lo para o contexto hodierno, e foi na expectativa de contribuir que se construiu neste texto discussão com o olhar direcionado para sua relação com as mídias digitais. Buscou-se pensar o Currículo que atende às crianças e jovens na contemporaneidade ao se levar em conta que tanto o aluno quanto o professor, são produtores de conhecimento e a importância do respeito pelos saberes do Outro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada durante a disciplina Formação de Professores, Currículo e Cotidiano do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio, alicerçada nos estudos de clássicos do tema, a saber: Ralf Tyler no que se refere à Teoria Tradicional e Paulo Freire, Michael Apple, Henry Giroux e Michael Young à Teoria Crítica, assim como autores, que mesmo não estando todos diretamente relacionados à Teoria Pós-Crítica, como Antônio Flávio Barbosa Moreira, Jefferson Mainardes, Anderson Ferrari e Vera Candau, contribuem para a construção e apropriação do Currículo. Os resultados possibilitaram a defesa de que o diálogo é reforçado pelas mídias; que o aluno possui saberes que devem ser respeitados e levados em consideração na construção do Currículo, mas que apesar disto, conhecimentos que os sobreponham devem ser acrescentados; e que o professor, apesar de seu necessário protagonismo, já não pode mais se manter como a única fonte de saber.Referências
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