TEORIAS CURRICULARES: DIALOGICIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Andrea Vicente Toledo Abreu Doutoranda em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. andreatoledo4@gmail.com

Palavras-chave:

Currículo, Protagonismo, Ensino, Interação, Contemporaneidade.

Resumo

Diante do consenso sobre a importância do Currículo para a educação, faz-se necessário pensá-lo para o contexto hodierno, e foi na expectativa de contribuir que se construiu neste texto discussão com o olhar direcionado para sua relação com as mídias digitais. Buscou-se pensar o Currículo que atende às crianças e jovens na contemporaneidade ao se levar em conta que tanto o aluno quanto o professor, são produtores de conhecimento e a importância do respeito pelos saberes do Outro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada durante a disciplina Formação de Professores, Currículo e Cotidiano do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio, alicerçada nos estudos de clássicos do tema, a saber: Ralf Tyler no que se refere à Teoria Tradicional e Paulo Freire, Michael Apple, Henry Giroux e Michael Young à Teoria Crítica, assim como autores, que mesmo não estando todos diretamente relacionados à Teoria Pós-Crítica, como Antônio Flávio Barbosa Moreira, Jefferson Mainardes, Anderson Ferrari e Vera Candau, contribuem para a construção e apropriação do Currículo. Os resultados possibilitaram a defesa de que o diálogo é reforçado pelas mídias; que o aluno possui saberes que devem ser respeitados e levados em consideração na construção do Currículo, mas que apesar disto, conhecimentos que os sobreponham devem ser acrescentados; e que o professor, apesar de seu necessário protagonismo, já não pode mais se manter como a única fonte de saber.


Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Doutoranda em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. andreatoledo4@gmail.com

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio onde é bolsista CAPES/PROEX. Mestre em Ciências Sociais pela UFJF. Especialista em Informática na Educação pela UFLA e em Estudos Literários pela UFJF. Graduada em Letras e Pedagogia. Atuou como professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG e como Agente de Suporte Acadêmico no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, no CAED/UFJF. Já implantou e coordenou projetos de inclusão digital para a terceira idade e para portadores de necessidades especiais, de formação de professores para o uso das tecnologias na educação, audiovisual e de incentivo à leitura, à escrita e às artes no Instituto Francisca de Souza Peixoto, Cataguases, MG. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio)

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Publicado

24-10-2018

Como Citar

Abreu, A. V. T. (2018). TEORIAS CURRICULARES: DIALOGICIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS MÍDIAS DIGITAIS. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 61–69. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/452

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação