EMPREGO DE TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA REVISÃO HISTÓRICA DE VANNEVAR BUSH A PIERRE LÉVY
Palavras-chave:
Tecnologia, Práticas educativas, Análise histórica.Resumo
Apresenta-se, neste texto, uma revisão histórica das ideias e invenções tecnológicas recentes de potencial aplicação aos processos educativos. Tal revisão é importante por mostrar a evolução das ideias pertinentes ao tema, pois o “bom senso pragmático” característico do assunto, no qual as experiências são, muitas vezes, apresentadas sem qualquer fundamentação teórico-metodológica, precisa ser identificado e evitado quando da análise histórica conduzida. Os esforços passados, frutos do trabalho criativo e inovador de autores já preocupados com a aplicação cognitiva das tecnologias, podem e devem servir de base para a geração de cenários futuros e análise de tendências tecnológicas, num momento em que a difusão e o acesso a recursos de tecnologias de informação e comunicação tornam-se ubíquos. O que se observa, no entanto, após a realização da análise histórica do tema, é que ainda precisamos de um embasamento teórico-pedagógico, para garantir a eficaz aplicação da tecnologia à educação, já que uma contínua confusão entre meios e fins, historicamente observada, ainda permeia o assunto.
Referências
BRATE, A. Technomanifestos: visions from the information revolutionaries. New York: Texere, 2002. 288 p.
BUSH, V. As We May Think. In: NYCE, James M., KAHN, Paul (Eds.). From Memex to hypertext: Vannevar Bush and the mind’s machine. San Diego: Academic Press, 1991.
ENGELBART, D. C. A conceptual framework for the augmentation of man’s intellect. Washington, Spartan Books, 1963.
ENGELBART, D. C., WATSON, R. W., NORTON, J. C. The augmented knowledge workshop. California: Stanford Research Institute, 1973. Disponível em: <http://www2.bootstrap.org/augment-14724.htm> Acesso em 01 jul. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 32 p.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. 208 p.
LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005. 172 p.
MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 2000. 320 p.
NYCE, J. M., KAHN, P. From Memex to hypertext: Vannevar Bush and the mind’s machine. San Diego: Academic Press, 1991.
SAVIANI, D. Entrevista: a educação fora da escola. Revista Ciências da Educação. Americana, ano XI, n.20, p. 17-27, 2009.
SOFFNER, R. K. As tecnologias da inteligência e a educação como desenvolvimento do potencial humano. 2005. 144f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, 2005.
WALDROP, M. M. The dream machine: J. C. R. licklider and the revolution that made computing personal. New York: Viking, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).