APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NO ESTUDO DE EVASÃO DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA NO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA
Palavras-chave:
Educação, Evasão escolar, Redes Neurais Artificiais.Resumo
A evasão escolar está presente nos diversos níveis e modalidades de ensino e proporciona a todos os envolvidos no processo educacional prejuízos sociais, econômicos, políticos e acadêmicos. Logo, o desenvolvimento de métodos de previsão, identificação e avaliação de estudantes com risco de evasão torna-se essencial para reduzir os altos índices de abandono. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar as técnicas de Redes Neurais Artificiais (RNA) como ferramenta para identificar os padrões e os estudantes em um processo de evasão. O sistema foi desenvolvido utilizando uma RNA Multicamadas Perceptron (MLP) e o algoritmo Levenberg-Marquardt utilizando o processo de aprendizagem através de uma base de dados. Foi aplicado esse sistema no curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba. Após a criação do banco de dados por meio de um questionário aplicado aos ex-alunos do curso entre 2011 e 2015, foram realizadas simulações e os resultados mostraram que a RNA implantada obteve 94% de acertos para a fase de treinamento e 100% de acertos para a fase de teste, evidenciando a efetividade do sistema. Foi possível também aplicar a técnica para os alunos ingressantes em 2018 e identificar alunos propensos à evasão escolar.Referências
BARROSO, M. F.; FALCÃO, E. B. M. Evasão universitária: o caso do Instituto de Física da UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DA FÍSICA, 9., 2004, Jaboticatubas. Anais... Jaboticatubas: Sociedade Brasileira de Física, 2004. p. 1- 14. Disponível em:
<http://www.cienciamao.usp.br/dados/epef/_evasaouniversitariaocaso.trabalho.pdf.>. Acesso em: 10 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. [S.l.: s.n.], 2014, 52 p. http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf.>. Acesso em: 24 maio. 2018.
EKONOMOU, L. Greek long-term energy consumption prediction using artificial neural networks. Energy, v. 35, p. 512-517, 2010.
GUTIÉRREZ, J.L.C.; ROMANEL, C. Aplicação de redes neurais na previsão de vazão através da fundação da ombreira esquerda da barragem de Corumbá-I. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS, 25., 2003 Salvador. Anais..., Salvador: 2003. p. 1- 14
HAYKIN S. Neural networks: a comprehensive foundation. 2 ed. New York: Macmilan College, 1994, 696p.
HAYKIN, S. Redes neurais: princípios e prática. 2. ed. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2001. 900 p.
MANHÃES, L. M. B.; CRUZ, S. M. S. da; COSTA, R. J. M.; ZAVALETA, J.; ZIMBÃO, G. Identificação dos fatores que influenciam a evasão em cursos de graduação através de sistemas baseados em mineração de dados: uma abordagem quantitativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO, 8., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2012. p. 468- 479 Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2012/0046.pdf.> . Acesso em: 10 out. 2017.
MARTINHO, V. R. C. Sistema inteligente para predição do grupo de risco de evasão discente. 2014. 145 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2014.
MARTINHO, V. R. C.; NUNES, C.; MINUSSI, C. R. Predição do grupo de risco de evasão discente em cursos superiores presenciais utilizando uma rede neural Artmap-Fuzzy. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 41., 2013, Gramado. Anais... Gramado: FADEP, 2013. p. 1-12 Disponível em:< http://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/118051_1.pdf.>. Acesso: 10 out 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).