A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Agenda 21, Biologia, Ensino Médio, Meio Ambiente.Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve como objeto avaliar e auxiliar a inserção da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, especificamente no município de Juiz de Fora. O trabalho foi realizado no mês de junho de 2012 e teve como instrumento de coleta de dados um questionário formulado previamente em aulas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora e um texto produzido pelos alunos da rede estadual, no qual eles deveriam criar suas próprias Agendas 21 locais, falando sobre os principais problemas ambientais enfrentados por eles e seus familiares em sua cidade, e especificamente em seus bairros. Através deste estudo foi possível perceber que este é um assunto que desperta grande interesse nos alunos, principalmente quando é trabalhado de forma inserida em suas realidades. Porém, a educação ambiental precisa ser melhor trabalhada nesta e em outras escolas, uma vez que o tema normalmente fica restrito a campanhas temporárias e não é trabalhado de forma interdisciplinar e continuada durante o ano letivo, o que por vezes faz o aluno pensar na EA momentânea, mas não o faz pensar acerca do tema de forma contínua em sua vida.Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve como objeto avaliar e auxiliar a inserção da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, especificamente no município de Juiz de Fora. O trabalho foi realizado no mês de junho de 2012 e teve como instrumento de coleta de dados um questionário formulado previamente em aulas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora e um texto produzido pelos alunos da rede estadual, no qual eles deveriam criar suas próprias Agendas 21 locais, falando sobre os principais problemas ambientais enfrentados por eles e seus familiares em sua cidade, e especificamente em seus bairros. Através deste estudo foi possível perceber que este é um assunto que desperta grande interesse nos alunos, principalmente quando é trabalhado de forma inserida em suas realidades. Porém, a educação ambiental precisa ser melhor trabalhada nesta e em outras escolas, uma vez que o tema normalmente fica restrito a campanhas temporárias e não é trabalhado de forma interdisciplinar e continuada durante o ano letivo, o que por vezes faz o aluno pensar na EA momentânea, mas não o faz pensar acerca do tema de forma contínua em sua vida.
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