A PESQUISA HISTÓRICA INTEGRADA AO ENSINO DE ELETROTÉCNICA: ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Autores

  • Luis Fernando Tosta Barbato Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Patos de Minas - MG. Brasil. E-mail: lfbarbato@gmail.com
  • Esther Cristina de Castro Caixeta Estudante, Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro IFTM, Patos de Minas - MG. Brasil. E-mail: esthercristina3@gmail.com

Palavras-chave:

História da Eletricidade, Pesquisa Integrada, Eletrotécnica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender como os projetos de instalações elétricas evoluíram no decorrer da história, desde sua criação, no século XIX, até os dias atuais. Através da análise documental de projetos de instalações elétricas antigos, que estão sendo buscados em museus, arquivos e outros centros de preservação da memória, e uma posterior análise comparativa com os atuais projetos de instalações elétricas, buscaremos observar as mudanças ocorridas no desenvolvimento desses projetos, contribuindo assim com os conhecimentos acerca da História da Eletricidade e da História da Ciência.

Biografia do Autor

Luis Fernando Tosta Barbato, Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Patos de Minas - MG. Brasil. E-mail: lfbarbato@gmail.com

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas.

Referências

BURKE, P. A escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

CUNHA, L. Memória da Eletricidade – Gerenciamento de energia no Brasil. O setor elétrico, São Paulo, p 78-85, junho 2010.

MORENO, H. Coleção Elétrica: a história e os personagens do mundo das instalações elétricas. São Paulo: Atitude Editorial, 2008.

SCHNEIDER, S.; SCHIMITT, C. J. O uso do método comparativo nas ciências sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Barbato, L. F. T., & Caixeta, E. C. de C. (2018). A PESQUISA HISTÓRICA INTEGRADA AO ENSINO DE ELETROTÉCNICA: ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 4(1), 45–49. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/375

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação