LUGARES E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Discurso, Texto, Ensino de língua portuguesa.Resumo
Neste artigo, propomos efetuar uma reflexão sobre duas diferentes abordagens de texto, isto é, uma pautada em uma perspectiva que remonta aos primórdios da Linguística Textual, quer seja, aquela que enfatiza o estudo do texto per si (formalista), e outra em que o texto é tomado como discurso, isto é, em que se leva em consideração seu contexto de produção: o sujeito, a ideologia, a história. Nossas reflexões nos levam a concluir que trabalhar a textualidade em uma perspectiva discursiva implicaria: trabalhar uma diversidade de gêneros (orais e escritos), explorando, também, o não-verbal; observar a relevância dos diversos gêneros textuais ao invés de se trabalhar com frases isoladas e desconexas entre si. Tal ação permitiria, também, o aprimoramento de diversas habilidades linguísticas dos aprendizes; manter um equilíbrio na relação conteúdo-forma. Ou seja, o professor deveria dar lugar à construção de sentidos dos diferentes textos e não enfocar apenas sua forma linguística (estrutura gramatical, sintática); E, por fim, aceitar a heterogeneidade constitutiva dos textos e suas múltiplas interpretações.
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