TRABALHO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS EM UBERLÂNDIA - A PARTIR DE 2003
Palavras-chave:
Trabalho Docente, Reestruturação Produtiva, Avaliação de Desempenho Individual.Resumo
Este artigo trata de um estudo concluído no âmbito do Programa de Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia e que teve como objetivo analisar os impactos da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) enquanto política regulatória do governo Aécio Neves sobre o trabalho docente e verificar como as estratégias de controle do trabalho docente afetam a categoria docente. O estudo perpassou a revisão de literatura, análise de documentos e a realização de entrevistas com docentes e representantes do sindicato da categoria por meio de questionários semiestruturados. Os dados preliminares apontaram que os docentes gostam da docência e pretendem fazer um bom trabalho, mas pela necessidade de lecionar em mais de uma escola, escassez de tempo para preparar aulas, falta de condições para executar o trabalho além da sobrecarga de trabalho e a falta de incentivos salariais, há uma grande desmotivação com a docência e tais fatores trazem implicações na saúde desses profissionais.
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