TRABALHO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS EM UBERLÂNDIA - A PARTIR DE 2003

Autores

  • Elizeth Rezende Martins da Silveira IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro Mestre em Educação. Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).Uberaba, MG, Brasil. elizeth@iftm.edu.br
  • Fabiane Santana Previtali Pós-Doutora em História Social. Universidade Federal de Uberlândia, (UFU). Uberlândia, MG, Brasil. fabiane.previtali@gmail.com

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Reestruturação Produtiva, Avaliação de Desempenho Individual.

Resumo

Este artigo trata de um estudo concluído no âmbito do Programa de Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia e que teve como objetivo analisar os impactos da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) enquanto política regulatória do governo Aécio Neves sobre o trabalho docente e verificar como as estratégias de controle do trabalho docente afetam a categoria docente. O estudo perpassou a revisão de literatura, análise de documentos e a realização de entrevistas com docentes e representantes do sindicato da categoria por meio de questionários semiestruturados. Os dados preliminares apontaram que os docentes gostam da docência e pretendem fazer um bom trabalho, mas pela necessidade de lecionar em mais de uma escola, escassez de tempo para preparar aulas, falta de condições para executar o trabalho além da sobrecarga de trabalho e a falta de incentivos salariais, há uma grande desmotivação com a docência e tais fatores trazem implicações na saúde desses profissionais.

 

Biografia do Autor

Fabiane Santana Previtali, Pós-Doutora em História Social. Universidade Federal de Uberlândia, (UFU). Uberlândia, MG, Brasil. fabiane.previtali@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8154680248919577

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

Martins da Silveira, E. R., & Previtali, F. S. (2017). TRABALHO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS EM UBERLÂNDIA - A PARTIR DE 2003. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 3(2), 64–72. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/244

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação