A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Conhecimento, Docência, Interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo discute a importância do conhecimento docente no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Partiu-se de um estudo teórico sobre as concepções mais usuais que influenciaram as tendências didático-pedagógicas, considerando-se as exigências que as transformações político-econômicas da sociedade moderna exercem na vida das pessoas. As mudanças de valores, de hábitos e atitudes, exigem uma reorganização das instituições sociais, dentre as quais, a escola. Levou-se em consideração questões sobre a formação e postura do professor frente às mudanças científico-tecnológicas atuais. Enfatizou-se a teoria sócio-interacionista de Vygotsky, bem como uma breve investigação sobre a Didática, responsável para a consecução de uma práxis adequada ao novo contexto. Nos dias atuais, existe a necessidade da construção de propostas que integrem as diversas áreas do conhecimento, como forma de interdisciplinaridade, sendo que ao professor cabe a responsabilidade pelo diálogo e articulação dos conhecimentos com o intuito de favorecer a formação do aluno. Por isso, ao pensar em saberes docentes, deve-se levar em conta o contexto no qual se constroem e se aplicam estes saberes, ou seja, as condições históricas e sociais nas quais se exerce os saberes e práticas pedagógicas.
Referências
ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004.
ARAUJO, J. As intencionalidades como diretrizes da prática pedagógicas: em Pedagogia Universitária. São Paulo: Papirus, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.
______. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, 16 dez. 2006.
CANDAU, V. M. A Didática em Questão. 22 ed. Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2003.
MORIN, E.; ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Alfabetizando jovens e adultos letrados: outro olhar sobre a educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
_____. ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, M.H.G.F. Saber docente: Contingências culturais, experiências, psico-sociais e formação. In: Anais da 20ª Anped, 1997.
_____. Sabedoria docente: Repensando a prática pedagógica. Cadernos de Pesquisa nº 89, maio 2002.
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 2002.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).