A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Magali Aparecida Mendes de Queiroz Mestre em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, MG, Brasil. magaliqueiroz@hotmail.com

Palavras-chave:

Conhecimento, Docência, Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo discute a importância do conhecimento docente no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Partiu-se de um estudo teórico sobre as concepções mais usuais que influenciaram as tendências didático-pedagógicas, considerando-se as exigências que as transformações político-econômicas da sociedade moderna exercem na vida das pessoas. As mudanças de valores, de hábitos e atitudes, exigem uma reorganização das instituições sociais, dentre as quais, a escola. Levou-se em consideração questões sobre a formação e postura do professor frente às mudanças científico-tecnológicas atuais. Enfatizou-se a teoria sócio-interacionista de Vygotsky, bem como uma breve investigação sobre a Didática, responsável para a consecução de uma práxis adequada ao novo contexto.  Nos dias atuais, existe a necessidade da construção de propostas que integrem as diversas áreas do conhecimento, como forma de interdisciplinaridade, sendo que ao professor cabe a responsabilidade pelo diálogo e articulação dos conhecimentos com o intuito de favorecer a formação do aluno. Por isso, ao pensar em saberes docentes, deve-se levar em conta o contexto no qual se constroem e se aplicam estes saberes, ou seja, as condições históricas e sociais nas quais se exerce os saberes e práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Magali Aparecida Mendes de Queiroz, Mestre em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, MG, Brasil. magaliqueiroz@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Soares de Oliveira com Habilitação em Supervisão(2000). Especialização em Letras - Faculdades Integradas Jacarepaguá. Mestre em Educação pela UNIUBE - Universidade de Uberaba. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Quadro da Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. 

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Publicado

26-11-2015

Como Citar

Queiroz, M. A. M. de. (2015). A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 1(1), 54–59. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/16

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação