PROJETO ENERGIA PARA TODOS: TRANSVERSALIDADE, INTERDISCIPLINALIDADE E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Energia elétrica, Transversalidade, Interdisciplinaridade, Tecnologia de Informação e Comunicação.Resumo
No âmbito educacional muito tem se falado sobre projetos que envolvam a transversalidade e a interdisciplinaridade. O trabalho apresentado no presente artigo foi desenvolvido com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, no qual buscamos aliar um tema atual como a crise energética brasileira e transformá-lo em um projeto escolar que envolva não somente a transversalidade e a interdisciplinaridade, mas também o uso de tecnologias de informação e comunicação, como meio de promover a inclusão digital e a busca por novos saberes para que a aprendizagem seja significativa, desenvolvendo a conscientização e promovendo ações que possibilitem a reflexão acerca do tema.
Referências
ALMEIDA, D. L.; BENASSI, R. F. Crise hídrica e de energia elétrica entre 2014 - 2015 na região Sudeste. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 65-76, 2015. Acesso em: 17 de junho de 2016.
ARANTES, V. A. (Org.) et al. Afetividades na Escola, Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º Ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente: Saúde. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAZZONATTO, V. S. O processo de construção/implantação de projetos no planejamento pedagógico escolar e a participação do(a) professor(a) de educação física. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
CERQUEIRA, G. A.; PINTO, H. S.; FARIA, I. D.; BAPTISTA, J. C. R; KASSMAYER, K.; SOUZA, L. B. G. S.; KÖHLER, M. A.; ABBUD, O. A.; PINTO, V. C. A Crise Hídrica e suas Consequências. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/Senado, abril/2015 (Boletim Legislativo nº 27, de 2015). Disponível em: www.senado.leg.br/estudos. Acesso em: 17 de junho de 2016.
FAZENDA, I. C. A. A interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FAZENDA, I. C. A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MONTEIRO, M. A. A.; MONTEIRO, I. C. C.; GERMANO, J. S. E. A utilização de recursos multimídias em aulas de física a partir do referencial teórico de Vigotsky. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/epef/autilizacaoderecursosmul.trabalho.pdf>. Acesso em 16/12/2015.
REGISTRO, E. L. Uma proposta de integração da Internet ao Ensino de Física do Curso Médio das escolas da rede pública. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Carlos, 1999. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132
/tde-19082014-092007/pt-br.php>. Acesso em: 16/12/2015.
SILVA, S. A. P. S. Educação física escolar: relação com outros componentes curriculares. Rio Claro: Motriz, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).