PRECARIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Noádia Munhoz Pereira Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, MG, Brasil. noadiamunhoz@doutorado.ufu.br.

Palavras-chave:

Capitalismo, Condições de trabalho, Precarização, Ensino Superior.e ensino superior.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar o movimento conceitual entre trabalho e educação de modo que a organização racional do trabalho nas empresas, desde as primeiras décadas do século XX, aproxima seus princípios, métodos e meios de trabalho aos meios racionais aplicados ao campo educacional. Segundo investigações realizadas em torno desta pesquisa, pode-se afirmar que o empresariamento da educação é parte constitutiva das relações de trabalho e integra o ambiente das instituições federais de ensino superior (IFES). Tal fato é sensivelmente sentido em seu modus operandi (processos de trabalho) e na subjetividade da classe trabalhadora. A finalidade do presente trabalho se assenta na caracterização desse novo modelo de organização do trabalho, ou seja, de ‘acumulação flexível’, e seus impactos nas IFES. Também, objetiva refletir sobre o binômio precarização/qualificação, segundo o ponto de vista marxista, que por sua vez, imprime novas palavras de ordem na gestão do trabalho docente nas IFES. Podemos concluir parcialmente, ao que permitiu até então o desenvolvimento da pesquisa, que prevaleceu o crescimento de péssimas condições de trabalho docente combinado com o forte apelo à qualificação profissional no âmbito do emprego do discurso e com vistas ao aumento da eficiência do trabalho.


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Publicado

01-06-2017

Como Citar

Pereira, N. M. (2017). PRECARIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 3(1), 28–35. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/140

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação