AS FONTES ESCRITAS E A PRODUÇÃO DA CIÊNCIA:

HISTÓRIA, RELEVÂNCIA E IMPACTOS

Autores

Palavras-chave:

Fontes Escritas; Evolução Histórica. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

O artigo examina a evolução das fontes escritas que, desde as primeiras formas de comunicação até os dias atuais, tem influenciado profundamente a produção do conhecimento científico. Ao longo do estudo, é destacado o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase na internet e nas publicações digitais, na transformação dos modos de criação, no consumo e na preservação da informação. Além disso, o artigo explora as principais transformações históricas das fontes escritas, abordando questões importantes como autenticidade, acessibilidade e atualidade das fontes digitais. Também discute as novas oportunidades e desafios que surgem a partir da democratização do acesso ao conhecimento, especialmente no contexto das inovações tecnológicas. Para fundamentar teoricamente a análise, foi adotada uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, baseada em levantamentos bibliográficos e documentais. Essa metodologia buscou contextualizar as mudanças ocorridas ao longo do tempo, com especial atenção à adaptação ao ambiente digital. A pesquisa bibliográfica foi realizada em diversos canais de comunicação científica, incluindo artigos científicos, livros, dissertações e teses. Ao final, o estudo conclui que, embora as inovações tecnológicas tenham transformado significativamente as fontes escritas, a precisão, a autenticidade e a relevância da informação continuam sendo fundamentais. Adaptar-se a essas mudanças é vital para garantir a integridade da informação e promover o desenvolvimento educacional e científico. 

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

do Prado Boaventura, G., Fonseca de Oliveira, J. ., Mohamad Ibrahim Katrib, C., & Peres Asnis, V. (2024). AS FONTES ESCRITAS E A PRODUÇÃO DA CIÊNCIA: : HISTÓRIA, RELEVÂNCIA E IMPACTOS. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 10(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1391