EXTRATO VEGETAL ANTIMICROBIANO SOBRE O DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE
Palavras-chave:
Argila, Avicultura, Avilamicina, Consumo de ração, Extrato vegetalResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho produtivo de frangos de corte submetidos ao uso de aditivo antimicrobiano a base de extrato vegetal e argila na ração em substituição ao antimicrobiano como melhorador de desempenho. Foram utilizados 672 pintos de corte de um dia de idade da linhagem Coob distribuídos em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos com sete repetições cada, sendo ração basal; ração basal+avilamicina; ração basal + aditivo alternativo (AA) e ração basal+avilamicina+aditivo alternativo, organizados em unidades experimentais com 24 aves por um período experimental de 42 dias. Foi avaliado o parâmetro consumo médio de ração, ganho de peso médio e conversão alimentar, por meio de pesagens ao início e fim de cada fase de criação das aves. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade com o auxílio do programa estatístico SISVAR 5.3. O uso do extrato vegetal antimicrobiano trouxe uma redução significativa (p<0,05) no consumo de ração nas fases pré-inicial, inicial e crescimento, que gerou uma redução também no período total, sem afetar o peso das aves aos 42 dias (p>0,05). Conclui-se que o uso de aditivo alternativo pode ser efetivamente uma alternativa ao antibiótico (avilamicina).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).