ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A ÓTICA DE UM DOCENTE RECÉM-FORMADO
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Práticas pedagógicas.Resumo
A escolarização e a inclusão de alunos com deficiência intelectual (DI), papel da família, da escola e do Estado, porém como espaço promotor da socialização e democratização do conhecimento, a escola precisa estar preparada para receber e atender as singularidades intelectuais do aluno com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo do estudo foi descrever e analisar o ambiente escolar e as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de alunos com DI, por uma professora recém-formada e sem qualquer formação específica em educação especial. A metodologia utilizada consistiu numa análise descritiva qualitativa dos fatos relatados pela docente, categorizados em: ambiente de ensino, professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem e alunos com DI. Para cada eixo, foram levantados pontos positivos e negativos, conforme fundamentação da literatura. Constataram-se o uso de práticas pedagógicas que, no contexto investigado, não viabilizaram a aprendizagem ou a inclusão dos alunos com DI, devido a ausência de capacitações pedagógicas, de infraestrutura adequada e de materiais didáticos diferenciados. Por outro lado, um dos alunos investigados que é acompanhado pela família e recebe atendimento periódico por especialistas, apresentou aprendizagens profícuas para a faixa etária. Por fim, é perceptível que o ambiente escolar e a docente não estavam aptos a favorecer um ensino de qualidade aos alunos com DI. Da mesma forma, observou-se a necessidade de um trabalho conjunto, entre as Instituições vinculadas ao processo, para garantir o bem-estar social e educacional de alunos especiais.
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