A responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão e diferencial competitivo para as organizações

Autores

Palavras-chave:

Meio ambiente. Gestão Ambiental. Sustentabilidade empresarial. Práticas organizacionais.

Resumo

A responsabilidade socioambiental diz respeito a um compromisso das empresas em atenção ao processo de conscientização da sociedade e tem sido amplamente difundida em todos os setores da economia. No Brasil, muitas empresas passaram a investir em ações voltadas à preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades, encontrando na sustentabilidade ambiental um diferencial competitivo. O presente estudo teve como objetivo geral demonstrar como a responsabilidade socioambiental se tornou uma das principais estratégias de gestão ambiental e de que forma contribui para aumentar o nível de competividade das organizações. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada com o auxílio de livros e artigos científicos disponíveis em bases de dados eletrônicas. A literatura evidenciou que a adoção de práticas sustentáveis e de políticas de responsabilidade socioambiental atualmente é um investimento estratégico prioritário para as organizações. Além dos benefícios propiciados ao meio ambiente, essas medidas também são de suma importância para agregar valor aos produtos e serviços ofertados, gerando um diferencial competitivo no mercado e incentivando outras empresas e profissionais a mudarem seu comportamento para se adequar à nova realidade pautada na sustentabilidade empresarial.

Referências

ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. 9ª reimpressão. São Paulo: Saraiva, 2012.

ALVES, C. L. B.; KHAN, A. S.; LIMA, P. V. P. S.; PINHEIRO, V. F.; RODRIGUES, A. S. A responsabilidade socioambiental no setor de cerâmica vermelha: utilização do método DELPHI para proposição de uma matriz de indicadores de avaliação. Revista Ciência e Sustentabilidade, v. 5, n. 2, p. 39-67, 2019.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BERLATO, L. F.; SAUSSEN, F.; GOMEZ, L. S. R. A sustentabilidade empresarial como vantagem competitiva em branding. Revista DaPesquisa, v. 11, n. 15, p. 24-41, 2016.

BERTÉ, R. Gestão socioambiental no Brasil: uma análise ecocêntrica. Curitiba: Intersaberes, 2013.

DIAS, R. Gestão ambiental – responsabilidade social e sustentabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

DONAIRE, D.; OLIVEIRA, E. C. Gestão ambiental na empresa: fundamentos e aplicações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, J. L.; MEDEIROS, A. V. Sustentabilidade na estratégia como vantagem competitiva para as organizações. Id On Line – Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 12, n. 41, p. 449-469, 2018.

JABBOUR, A. B. L. S.; JABBOUR, C. J. C. Gestão ambiental nas organizações: fundamentos e tendências. São Paulo: Atlas, 2013.

LACERDA, A. S; MOURA, D. A responsabilidade socioambiental como estratégia de competitividade para as organizações da contemporaneidade. Anais do XII Congresso Nacional de Excelência em gestão, Brasília, 2016.

LEMOS, H. M. Responsabilidade socioambiental. 1. ed. São Paulo: FGV, 2013.

LOPES, J. H. S.; MEDEIROS, A. V.; ALENCAR, M. P.; ALMEIDA NETO, J. L. Análise da importância da responsabilidade socioambiental como fator competitivo em uma fábrica de material de limpeza em Juazeiro do Norte-CE. Id On Line – Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 12, n. 40, p. 59-77, 2018.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO NETO, F. FROES, C. Bem feito: os novos desafios da gestão da responsabilidade socioambiental sustentável corporativa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

MOREIRA, C. V. Marketing verde como propensa vantagem competitiva sustentável de uma organização. Revista FOCO, v. 8, n. 2, p. 133-144, 2015.

RAMOS, J. R.N; SANTOS, F. S; ALMEIDA NETO, P. P. Limitações na responsabilidade socioambiental no agronegócio do oeste baiano. Revista Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 4. N. 1, p. 30-45, 2015.

SANTOS, E. H; SILVA, M. A. Sustentabilidade empresarial: um novo modelo de negócio. Revista Ciência Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 75-94, 2017.

SANTIAGO, D. R; NOGUEIRA, J. M. Responsabilidade socioambiental empresarial: a experiência da Precious Woods Amazon com as comunidades adjacentes às suas áreas de manejo florestal. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, Brasília, v. 3, n. 1, p. 19-44, 2016.

SILVA, M. E; BALBINO, D. P. Criando vantagem competitiva sustentável: responsabilidade socioambiental empresarial à luz da visão baseada em recursos. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1 p. 29-53, 2013.

TUCKER, J. J; JONES, S. Environmental, Social and Governance investing: investor demand, the great wealth transfer, and strategies for ESG investing. Journal of Financial Service Professionals, v. 74, n. 3, p. 56-75, 2020.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

Sousa de Lima, T., & de Melo Plese, L. P. . (2023). A responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão e diferencial competitivo para as organizações. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 9(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1280

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Agronomia