Lei 10.639/2003 e ensino médio integrado: estudo da cultura religiosa de matrizes africanas no ensino médio integrado

Autores

  • Admilson Eustáquio Prates Instituto Federal Norte de Minais Gerais - IFNMG, Salinas, Minas Gerais, Brasil
  • Cristina Aparecida Gonçalves dos Santos Silva Instituto Federal Norte de Minais Gerais - IFNMG, Salinas, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2022-1090

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Cultura religiosa, Racismo estrutural

Resumo

Essa é uma pesquisa, de natureza básica, caráter descritivo e abordagem qualitativa que tem como propósito fomentar o estudo da cultura religiosa afro-brasileira exaltando sua importância como recurso formador da identidade do cidadão brasileiro. O referencial teórico conta com uma pesquisa bibliográfica e documental com base nos autores: Borges (2011), Prates (2009), Passos (2006) e Ciavatta (2014). A partir da Lei Federal 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura de Matrizes Africanas no ensino médio, discute-se sobre a religiosidade afro-brasileira no norte de Minas e sua importância para a formação cultural religiosa local. Também foram analisados os Projetos Políticos dos Cursos (PPCs), dos três cursos técnicos integrados do Instituto Federal do norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros-MG, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio brasileiro, observando-se o espaço para o estudo da cultura religiosa afro-brasileira. Espera-se ao final do estudo, estabelecer correlações entre o racismo nos panoramas econômico, político e cultural e a estruturação das bases curriculares da educação básica, a formação de professores e o comportamento da comunidade em geral.

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Publicado

26-10-2022

Como Citar

Prates, A. E., & Silva, C. A. G. dos S. (2022). Lei 10.639/2003 e ensino médio integrado: estudo da cultura religiosa de matrizes africanas no ensino médio integrado. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 8, e0221190. https://doi.org/10.46921/rict2022-1090

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação