Um mapeamento sobre o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2022-1137Palavras-chave:
Dificuldade de aprendizagem, Discalculia, Ensino Fundamental, MatemáticaResumo
Este artigo discute possíveis estratégias que podem contribuir no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é identificar, a partir de um mapeamento, o que tem sido produzido sobre ensino das operações de adição e subtração para crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. O mapeamento foi realizado no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Scientific Electronic Library Online (SCIELO), na Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME - LILACS) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Como resultados emergiram 21 (vinte e um) trabalhos relacionados à temática, sendo 10 (dez) artigos, 8 (oito) dissertações e 3 (três) teses. Posteriormente, iniciou-se uma análise das pesquisas selecionadas que revelaram a necessidade da formação continuada, já que professores possuem um conhecimento equivocado sobre os transtornos e dificuldades na Matemática, resultado de uma falha na formação inicial. Identificar as crianças com dificuldades e transtornos na Matemática é um fator essencial e repensar o ensino e a aprendizagem destas crianças podem favorecer esse processo. Evidenciou-se o trabalho com materiais manipuláveis e lúdicos para contribuir na aprendizagem da adição e subtração, como os jogos.
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