Educação financeira: um novo olhar para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM

Autores

  • Tayson Marques Machado Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Patrocínio, Minas Gerais, Brasil.
  • Ismael Fernandes da Silva Júnior Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Patrocínio, Minas Gerais, Brasil.
  • Thayse Machado Guimarães Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Patrocínio, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1937-8017
  • Thayla Machado Guimarães Iglesias Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9762-7031

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2021-1126

Palavras-chave:

Finanças, Matriz curricular, Ensino integrado

Resumo

Este estudo almeja realizar um levantamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) Técnicos Integrados ao Ensino Médio, de modo a identificar a existência de disciplinas com o enfoque na temática financeira. Dessa forma, primeiramente foram identificados os cursos técnicos integrados ao ensino médio dos campi desta instituição, os quais resultaram em 27 cursos. Então, procedeu-se com a busca pelos PPCs atualizados de cada curso, conforme versão 2020, sendo, portanto, encontrados 21, o que representa 78% do total de cursos ofertados. Por fim, realizou-se a procura pelas palavras-chaves “Educação Financeira”, “Finanças”, “Finanças Pessoais” e “Matemática Financeira” para ver quais unidades curriculares compreendiam este conteúdo e/ou sugeriam alguma integração com o mesmo. Dentre os principais resultados, foram encontradas 46 unidades curriculares, sendo que há um destaque para o campus Patrocínio, por ser o responsável por 26 ementas selecionadas. Neste campus, os cursos com maior enfoque na temática financeira foram da área de Ciências Sociais Aplicadas, ou seja, Administração e Contabilidade, sendo que, de maneira geral, nos outros campi, observou-se que o tema geralmente está vinculado à disciplina de matemática, com enfoque no conteúdo de matemática financeira. Frente a estas evidências, entende-se que esta instituição de ensino ainda está em um nível básico de introdução da temática financeira nas grades curriculares, o que sinaliza não só uma urgência, mas também uma necessidade de se pensar o tema de forma mais integrada e relacionada ao cotidiano dos jovens e adolescentes de forma a promover maior conhecimento financeiro.

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Publicado

13-10-2021 — Atualizado em 06-11-2021

Como Citar

Machado, T. M., da Silva Júnior, I. F., Guimarães, T. M., & Iglesias, T. M. G. (2021). Educação financeira: um novo olhar para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 7, e0211126. https://doi.org/10.46921/rict2021-1126

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação