Educação financeira: um novo olhar para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2021-1126Palavras-chave:
Finanças, Matriz curricular, Ensino integradoResumo
Este estudo almeja realizar um levantamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) Técnicos Integrados ao Ensino Médio, de modo a identificar a existência de disciplinas com o enfoque na temática financeira. Dessa forma, primeiramente foram identificados os cursos técnicos integrados ao ensino médio dos campi desta instituição, os quais resultaram em 27 cursos. Então, procedeu-se com a busca pelos PPCs atualizados de cada curso, conforme versão 2020, sendo, portanto, encontrados 21, o que representa 78% do total de cursos ofertados. Por fim, realizou-se a procura pelas palavras-chaves “Educação Financeira”, “Finanças”, “Finanças Pessoais” e “Matemática Financeira” para ver quais unidades curriculares compreendiam este conteúdo e/ou sugeriam alguma integração com o mesmo. Dentre os principais resultados, foram encontradas 46 unidades curriculares, sendo que há um destaque para o campus Patrocínio, por ser o responsável por 26 ementas selecionadas. Neste campus, os cursos com maior enfoque na temática financeira foram da área de Ciências Sociais Aplicadas, ou seja, Administração e Contabilidade, sendo que, de maneira geral, nos outros campi, observou-se que o tema geralmente está vinculado à disciplina de matemática, com enfoque no conteúdo de matemática financeira. Frente a estas evidências, entende-se que esta instituição de ensino ainda está em um nível básico de introdução da temática financeira nas grades curriculares, o que sinaliza não só uma urgência, mas também uma necessidade de se pensar o tema de forma mais integrada e relacionada ao cotidiano dos jovens e adolescentes de forma a promover maior conhecimento financeiro.
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