Um estudo da relação hierárquica entre professor-aluno estabelecida em sala de aula

Autores

  • Hélder Souza Santos Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Paracatu, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9557-9590
  • Janice Queiroz de Pinho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, Minas Gerais, Brasil.
  • Rafael Augusto Pereira Otaviano Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Paracatu, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2021-1121

Palavras-chave:

Educação, Hierarquia, Método de ensino-aprendizagem

Resumo

Com o presente trabalho, buscou-se explanar - via abordagem teórica de MONTESSORI (2017) - como as relações estabelecidas entre professor e aluno em contexto de sala de aula podem afetar n(o) processo de ensino-aprendizagem, sob diferentes formas. A partir do pressuposto lógico de que o papel central da escola é formar cidadãos críticos, pudemos analisar aspectos da relação em pauta, hoje, pensando-se alcances do ensino: o aprender. A hipótese, para tanto, foi a de que dentro do contexto educacional existe submissão hierárquica discente a partir de conhecimentos historicamente em circulação ali, ou seja, aquele que “mais sabe” “detém” “maiores poderes”. Em tese, a pesquisa, conseguiu analisar a maneira como a relação professor-aluno dentro de sala de aula tende ou a ser produtiva, ou a ser criativa e, com isso, questionar se métodos didáticos aplicados a eles permitem-lhes engajamento no efeito-aprender

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Publicado

11-04-2021

Como Citar

Santos, H. S., Pinho, J. Q. de, & Otaviano, R. A. P. (2021). Um estudo da relação hierárquica entre professor-aluno estabelecida em sala de aula. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 7, e211121. https://doi.org/10.46921/rict2021-1121

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação