EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO INTEGRADO: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERLÂNDIA

Autores

  • Sthéfany Araújo Melo Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM, Uberlândia, MG, Brasil.
  • Polyana Aparecida Roberta Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Ensino médio integrado, Educação inclusiva.

Resumo

Este trabalho surgiu como resultado de discussões realizadas durante o curso de especialização lato sensu em educação profissional e tecnológica inclusiva, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Avançado Parque Tecnológico, e analisou os quatro Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Ensino Médio integrado à Educação Profissional do IFTM Campus Uberlândia. Para isso, procedemos à leitura de documentos a fim de pesquisarmos por aspectos legais e organizações curriculares que se dedicassem à inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), assim como procedimentos que viabilizassem o ensino integrado para esse público. Os resultados obtidos mostraram que as considerações sobre educação inclusiva nos PPCs são ainda muito embrionárias, de tal forma que não houve menção a nenhuma norma específica à promoção de acessibilidade.

Biografia do Autor

Sthéfany Araújo Melo, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM, Uberlândia, MG, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro em 2019. Secretária executiva no IFTM Campus Uberlândia, onde atua desde 2012.

Polyana Aparecida Roberta Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e professora do IFTM Campus Uberlândia Centro desde 2013.

Referências

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Publicado

07-07-2020

Como Citar

Melo, S. A., & Aparecida Roberta Silva, P. (2020). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO INTEGRADO: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERLÂNDIA. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 6(2), 68–73. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1100

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação