EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO INTEGRADO: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERLÂNDIA
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Ensino médio integrado, Educação inclusiva.Resumo
Este trabalho surgiu como resultado de discussões realizadas durante o curso de especialização lato sensu em educação profissional e tecnológica inclusiva, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Avançado Parque Tecnológico, e analisou os quatro Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Ensino Médio integrado à Educação Profissional do IFTM Campus Uberlândia. Para isso, procedemos à leitura de documentos a fim de pesquisarmos por aspectos legais e organizações curriculares que se dedicassem à inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), assim como procedimentos que viabilizassem o ensino integrado para esse público. Os resultados obtidos mostraram que as considerações sobre educação inclusiva nos PPCs são ainda muito embrionárias, de tal forma que não houve menção a nenhuma norma específica à promoção de acessibilidade.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 08 jan. 2020.
______. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 1992. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 ago. 1992. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 06 jan. 2020.
______. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 dez. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 jan. 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2020.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, Paraná, v. 10, n. 1, 1º semestre 2008, p. 41-62. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143>. Acesso em: 06 jan. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária. Uberlândia: IFTM, [200?]. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberlandia/cursos/tecnico-integrado-presencial/agropecuaria/ppc/>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos. Uberlândia: IFTM, [200?]. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberlandia/cursos/tecnico-integrado-presencial/alimentos/ppc/>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Uberlândia: IFTM, [200?]. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberlandia/cursos/tecnico-integrado-presencial/manutencao-e-suporte-em-informatica/ppc/>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Uberlândia: IFTM, [200?]. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberlandia/cursos/tecnico-integrado-presencial/meio-ambiente/ppc/>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Resolução nº 20/2019. Uberaba: IFTM, 2018. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 54/2018. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/conselho-superior/resolucoes/>. Acesso em: 07 jan. 2020.
______. Resolução nº 55/2017. Uberaba, IFTM, 2017. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 44/2017 (NAPNE). Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/conselho-superior/resolucoes/>. Acesso em: 07 jan. 2020.
MELO, S. A.. Análise contrastiva de concepções de integração de ensino entre docentes licenciados e docentes bacharéis atuantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM Campus Uberlândia. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7696455>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).