Inclusão social: um relato de experiência em escolas públicas do município de Divinópolis-MG

Autores

  • Lucas Carrilho Centro Universitário de Formiga - UNIFOR - Formiga, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7650-7276
  • Rodrigo Pereira de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Franciele Santana Nascimento Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4955-2829
  • Mário Soares Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5201-2068
  • Cássia Silva Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Aline Barbosa de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Diolina Almada Alvim Neta Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil
  • Adriana Paula Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9047-6285

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2021-1096

Palavras-chave:

Inclusão, Sociedade, Escola

Resumo

O presente estudo teve como objetivo constatar de que forma a inclusão está presente em duas escolas de Divinópolis-MG, bem como poder perceber o papel da educação na sociedade para a formação ou transformação de uma cultura, além de verificar se a família é fator presente na educação. A estrutura metodológica utilizada baseou-se em um estudo descritivo quanto aos objetivos, um relato de experiência no tocante aos procedimentos e qualitativo no que se refere à abordagem. O artigo buscou descrever experiências vivenciadas pelos alunos de um curso de Graduação em Matemática, nos dias 02 e 07 de maio de 2018, em uma escola municipal e uma estadual. Pôde-se perceber que a escola municipal cumpre seu papel de inclusão por meio de estratégias que permitem a integração e interação dos alunos de forma mais autônoma. Também foi perceptível interpretar que mudanças são necessárias, principalmente em questões relacionadas à participação da família. Na escola estadual pôde-se confirmar que a instituição cumpre seu papel de inclusão através de estratégias que permitem a integração e interação dos alunos de forma mais autônoma, além da discussão de temas inerentes à sociedade como questões raciais, de gênero, de preconceito, entre outros. Entretanto, percebeu-se que a estrutura escolar deixa um pouco a desejar, com poucos equipamentos, poucos especialistas (somente voluntários), materiais didáticos dificultosos, entre outros aspectos. Os relatos de experiência com as observações, interações e entrevistas oportunizaram ao grupo considerar que o papel da educação na sociedade para a formação e/ou transformação de uma cultura é fundamental e decisivo na formação de crianças e, consequentemente, de cidadãos de uma sociedade.

Referências

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. atual. São Paulo: Atlas, 2012.

BRIGO, H. F. C.; COELHO, E. M. L. O conhecimento de manicures e pedicures sobre os riscos ocupacionais. Salão do Conhecimento, [S.l.], v. 2, n. 2, 2016.

CARVALHO, R. E. Com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 94-103, jan/jul 2012.

DE VITTA, F.C.F.; VITTA, A.; MONTEIRO, A.S.R. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 16, n. 3, p. 415-428, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOITEIN, P. C.; CIA, F. Interações familiares de crianças com necessidades educacionais

especiais: revisão da literatura nacional. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 43-51, jan./jun. 2011.

PAMPLIN, R. C. O. Dimensões da relação família-escola: programa de intervenção para professores como agentes de promoção do envolvimento parental. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2010.

PEREIRA, F. As representações dos professores de educação especial e as necessidades das famílias. 1996. Tese (Doutorado) - Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Lisboa, Portugal. 1996.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1991.

TUNES, E.; SIMÃO, L. M. Sobre a análise do relato verbal. Psicologia USP, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 303-324,1998.

VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Diretrizes e Desafios na Formação Inicial e Continuada de Professores para a Inclusão Escolar. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES,9., 2007, São Paulo. Anais...São Paulo, 2007.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

VYGOTYSKY, L. S. El niño ciego. In: Obras escogidas V - Fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983. 398 p.

Downloads

Publicado

11-04-2021

Como Citar

Carrilho, L., Oliveira, R. P. de, Nascimento, F. S., Soares, M., Silva, C., Oliveira, A. B. de, Neta, D. A. A., & Martins, A. P. (2021). Inclusão social: um relato de experiência em escolas públicas do município de Divinópolis-MG. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 7, e0211096. https://doi.org/10.46921/rict2021-1096

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação