Inclusão social: um relato de experiência em escolas públicas do município de Divinópolis-MG
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2021-1096Palavras-chave:
Inclusão, Sociedade, EscolaResumo
O presente estudo teve como objetivo constatar de que forma a inclusão está presente em duas escolas de Divinópolis-MG, bem como poder perceber o papel da educação na sociedade para a formação ou transformação de uma cultura, além de verificar se a família é fator presente na educação. A estrutura metodológica utilizada baseou-se em um estudo descritivo quanto aos objetivos, um relato de experiência no tocante aos procedimentos e qualitativo no que se refere à abordagem. O artigo buscou descrever experiências vivenciadas pelos alunos de um curso de Graduação em Matemática, nos dias 02 e 07 de maio de 2018, em uma escola municipal e uma estadual. Pôde-se perceber que a escola municipal cumpre seu papel de inclusão por meio de estratégias que permitem a integração e interação dos alunos de forma mais autônoma. Também foi perceptível interpretar que mudanças são necessárias, principalmente em questões relacionadas à participação da família. Na escola estadual pôde-se confirmar que a instituição cumpre seu papel de inclusão através de estratégias que permitem a integração e interação dos alunos de forma mais autônoma, além da discussão de temas inerentes à sociedade como questões raciais, de gênero, de preconceito, entre outros. Entretanto, percebeu-se que a estrutura escolar deixa um pouco a desejar, com poucos equipamentos, poucos especialistas (somente voluntários), materiais didáticos dificultosos, entre outros aspectos. Os relatos de experiência com as observações, interações e entrevistas oportunizaram ao grupo considerar que o papel da educação na sociedade para a formação e/ou transformação de uma cultura é fundamental e decisivo na formação de crianças e, consequentemente, de cidadãos de uma sociedade.
Referências
BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. atual. São Paulo: Atlas, 2012.
BRIGO, H. F. C.; COELHO, E. M. L. O conhecimento de manicures e pedicures sobre os riscos ocupacionais. Salão do Conhecimento, [S.l.], v. 2, n. 2, 2016.
CARVALHO, R. E. Com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 94-103, jan/jul 2012.
DE VITTA, F.C.F.; VITTA, A.; MONTEIRO, A.S.R. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 16, n. 3, p. 415-428, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOITEIN, P. C.; CIA, F. Interações familiares de crianças com necessidades educacionais
especiais: revisão da literatura nacional. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 43-51, jan./jun. 2011.
PAMPLIN, R. C. O. Dimensões da relação família-escola: programa de intervenção para professores como agentes de promoção do envolvimento parental. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2010.
PEREIRA, F. As representações dos professores de educação especial e as necessidades das famílias. 1996. Tese (Doutorado) - Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Lisboa, Portugal. 1996.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1991.
TUNES, E.; SIMÃO, L. M. Sobre a análise do relato verbal. Psicologia USP, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 303-324,1998.
VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Diretrizes e Desafios na Formação Inicial e Continuada de Professores para a Inclusão Escolar. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES,9., 2007, São Paulo. Anais...São Paulo, 2007.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
VYGOTYSKY, L. S. El niño ciego. In: Obras escogidas V - Fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983. 398 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).