Cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e sua relação com a inserção no mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2021-1095Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Formação profissional, TrabalhoResumo
O objetivo geral deste estudo é analisar os processos de escolhas de estudantes pela formação técnica integrada ao Ensino Médio, para saber até que ponto contempla o alcance da continuidade dos estudos, em nível de graduação, bem como à empregabilidade na área técnica escolhida. Pretendemos buscar respostas para três questionamentos. O primeiro deles se refere aos fatores condicionantes pelo ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), enquanto ofertante do Ensino Técnico integrado ao ensino médio. O segundo, se a decisão pelo ingresso na educação superior permanece em cursos da mesma área de atuação profissional alcançada. E, por último, se os estudantes têm interesse em assumirem o mundo do trabalho na área de formação técnica, de forma concomitante ou não com a educação superior. Nesse sentido, este artigo visa oferecer contribuições para uma melhor compreensão e problematização dos objetivos alcançados por essa modalidade de ensino. Na fundamentação teórica, foram ressaltados autores que discursam sobre o desprestígio da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, bem como as mudanças no mundo do trabalho. Nesse contexto, foi elaborado um questionário e aplicado a oitenta estudantes matriculados na educação profissional e tecnológica do IFTM. Os resultados mostraram que a continuidade dos estudos ou a inserção no mundo do trabalho não está diretamente relacionada à formação técnico-profissional. Além disso, a opção pelo IFTM se deve, em sua maioria, aos índices de aprovação nos concursos vestibulares.
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