Observatório IFTM: usando a plataforma Lattes para a elaboração de indicadores de pesquisa do IFTM

Autores

  • Leonardo Yanaguya de Paula Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM - Uberaba, Minas Gerais, Brasil.
  • Ernani Viriato Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM - Uberaba, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8450-3478

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2021-1061

Palavras-chave:

Autoavaliação da pesquisa, Indicadores de desempenho, Produção Científica

Resumo

A pesquisa, entendida como atividade indissociável do ensino e da extensão, visa basicamente à geração e à ampliação do conhecimento e da produção científica e tecnológica. Indicadores que auxiliem no diagnóstico deste princípio são fundamentais para os gestores dos Institutos Federais e Universidades. O objetivo deste trabalho é elaborar indicadores de pesquisa utilizando dados da plataforma Lattes que meçam o desempenho de todos os campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Neste estudo, foi realizada uma análise quantitativa do período de 2015 a 2020, com base na coleta de dados da Plataforma Lattes e do Qualis-Periódicos CAPES no mês de março de 2021. Os resultados mostram que os docentes do IFTM produziram 712 artigos completos em eventos, média de 1,26 por docente, e 1.431 artigos em periódicos, média de 2,54 por docente. Entretanto, ao analisarmos os campi separadamente, percebe-se que o campus mais antigo e com maior número de programas de mestrado (Uberaba) tem destaque na produção científica, com uma média de 3,98 artigos em periódicos por docente. Medidas como ações de integração, entre os campi com alta e baixa produção científica, podem auxiliar os campi com dificuldades em desenvolver pesquisas.

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Publicado

13-10-2021

Como Citar

Paula, L. Y. de, & Melo, E. V. (2021). Observatório IFTM: usando a plataforma Lattes para a elaboração de indicadores de pesquisa do IFTM. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 7, e0211061. https://doi.org/10.46921/rict2021-1061

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação