Observatório IFTM: usando a plataforma Lattes para a elaboração de indicadores de pesquisa do IFTM
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2021-1061Palavras-chave:
Autoavaliação da pesquisa, Indicadores de desempenho, Produção CientíficaResumo
A pesquisa, entendida como atividade indissociável do ensino e da extensão, visa basicamente à geração e à ampliação do conhecimento e da produção científica e tecnológica. Indicadores que auxiliem no diagnóstico deste princípio são fundamentais para os gestores dos Institutos Federais e Universidades. O objetivo deste trabalho é elaborar indicadores de pesquisa utilizando dados da plataforma Lattes que meçam o desempenho de todos os campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Neste estudo, foi realizada uma análise quantitativa do período de 2015 a 2020, com base na coleta de dados da Plataforma Lattes e do Qualis-Periódicos CAPES no mês de março de 2021. Os resultados mostram que os docentes do IFTM produziram 712 artigos completos em eventos, média de 1,26 por docente, e 1.431 artigos em periódicos, média de 2,54 por docente. Entretanto, ao analisarmos os campi separadamente, percebe-se que o campus mais antigo e com maior número de programas de mestrado (Uberaba) tem destaque na produção científica, com uma média de 3,98 artigos em periódicos por docente. Medidas como ações de integração, entre os campi com alta e baixa produção científica, podem auxiliar os campi com dificuldades em desenvolver pesquisas.
Referências
BRASIL. MEC. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Minieiro. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Disponível em: http://www.iftm.edu.br/pdi/. Acesso em: 21 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Qualis. Disponível em: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis. Acesso em: 24 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sobre a plataforma Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 24 jun. 2019.
DIGIAMPIETRI, L. A., MENA-CHALCO, J. P., PÉREZ-ALCÁZAR, J. J., TUESTA, E. F., DELGADO, K. V., MUGNAINI, R., & LIMA, J. J. Extração, caracterização e análises de dados de currículos lattes. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 14, n. 2, 2015
FERRAZ, R. R. N., DA SILVA, M. V. C., RAMÃO, G. B., DI PETTA, A., & ALVES, W. A. L. Uso da ferramenta computacional Scriptsucupira para gestão estratégica da produtividade em pesquisa de um programa de Pós-Graduação Stricto sensu em biofotônica. Revista de Administração da Unimep, v. 14, n. 3, p. 242-262, 2016
INDISSOCIABILIDADE ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. In: FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 2006, Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC, 2006.
NIGRO, C. A., FERRAZ, R. R. N., QUONIAM, L., ALVES, W. A. L., & MESSAIS, L. R. R. Prestação de contas anual e quadrienal à Capes por um programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia de Produção: utilização da ferramenta computacional Scriptlattes-Scriptsucupira. Prisma. Com, v.29, 3-26, 2015.
OLIVEIRA, E., BERMEJO, P. D. S., & Kern, V. M. (2004). GeraLattes: extração de informação gerencial de currículos de pesquisadores usando XML. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO DA REGIÃO SUL – WorkCompSul, v. 1. [S.l.], 2004.
SANTOS, Fabio Alexandre Araújo. Institutos Federais: expansão, desafios e diretrizes educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, p. 739-751, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).