CARTAS À MESA: UMA PROPOSTA LÚDICO-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÓGICA
Palavras-chave:
Raciocínio Lógico, educação, pensamento crítico.Resumo
O raciocínio lógico é uma competência cada vez mais exigida no ensino e no mercado de trabalho. Pelo seu aspecto interdisciplinar, a lógica pode desenvolver o raciocínio e pensamento crítico de forma natural e levar os estudantes a fazer conexões, avaliações objetivas e críticas de fatos e valores. Tais habilidades estimulam a criatividade e contribuem para que aprendam a escutar, estudar e a se expressar melhor. Mesmo sendo de suma importância para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento crítico, a lógica geralmente é encarada por estudantes com certo receio, as consequências podem trazer dificuldades como um baixo aproveitamento nesse conteúdo e prejudicar sua trajetória escolar. Dentro desse contexto nos perguntamos como ensinar lógica de maneira mais atrativa e eficiente? O objetivo da pesquisa foi o de avaliar um método para desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico aplicado ao ensino de Lógica para estudantes do primeiro período de cursos técnicos. Para tanto, aplicamos um jogo como estratégia metodológica ao desenvolvimento do raciocínio lógico, num contexto lúdico e didático. Utilizamos como instrumento pedagógico o método clínico-crítico, utilizado por Jean Piaget e metodologia de ensino de lógica no formato de novelas filosóficas de Matthew Lipman e Lewis Carroll. Os resultados demonstram que o jogo não só auxiliou no aprendizado de conceitos básicos de Lógica como proposições, implicações e avaliação de argumentos, como também contribuiu para melhora de condutas de autorregulação e autonomia dos alunos.
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