CARTAS À MESA: UMA PROPOSTA LÚDICO-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÓGICA

Autores

  • Firmiano Alexandre Reis Silva Professor Esp. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Hugo Leonardo pereira Rufino Professor Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba, MG, Brasil

Palavras-chave:

Raciocínio Lógico, educação, pensamento crítico.

Resumo

O raciocínio lógico é uma competência cada vez mais exigida no ensino e no mercado de trabalho. Pelo seu aspecto interdisciplinar, a lógica pode desenvolver o raciocínio e pensamento crítico de forma natural e levar os estudantes a fazer conexões, avaliações objetivas e críticas de fatos e valores. Tais habilidades estimulam a criatividade e contribuem para que aprendam a escutar, estudar e a se expressar melhor.  Mesmo sendo de suma importância para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento crítico, a lógica geralmente é encarada por estudantes com certo receio, as consequências podem trazer dificuldades como um baixo aproveitamento nesse conteúdo e prejudicar sua trajetória escolar. Dentro desse contexto nos perguntamos como ensinar lógica de maneira mais atrativa e eficiente? O objetivo da pesquisa foi o de avaliar um método para desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico aplicado ao ensino de Lógica para estudantes do primeiro período de cursos técnicos. Para tanto, aplicamos um jogo como estratégia metodológica ao desenvolvimento do raciocínio lógico, num contexto lúdico e didático. Utilizamos como instrumento pedagógico o método clínico-crítico, utilizado por Jean Piaget e metodologia de ensino de lógica no formato de novelas filosóficas de Matthew Lipman e Lewis Carroll. Os resultados demonstram que o jogo não só auxiliou no aprendizado de conceitos básicos de Lógica como proposições, implicações e avaliação de argumentos, como também contribuiu para melhora de condutas de autorregulação e autonomia dos alunos.

Referências

BITTENCOURT, João Ricardo; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. A utilização dos Role-Playing Games Digitais no processo de ensino-aprendizagem. Relatório Técnico, n. 031, p. 718-727, 2003.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/INEP. Brasil no PISA 2015: Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. OCDE/Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santilana, 2016.

CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. EDITORA BIBLIOMUNDI SERVIÇOS DIGITAIS LTDA, 2019.

CARROLL, L. The Game of Logic. 2. ed. Lodon: MacMillan and Co., 1887. 124 p.

CARROLL, Lewis; BARTLEY, William Warren. Symbolic logic. Harvester Press, 1977.

DE SOUZA, João Nunes. A primeira aventura de Belisca no Mundo da Lógica. Publicação interna da Universidade Federal de Uberlândia, 2009.

DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento da

criança. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GALVES, Iracema Cerdán et al. O ensino de filosofia no ensino fundamental: revisitando o que foi estudado na última década (2001-2010). 2012.

GRANDO, Regina Celia et al. O jogo [e] suas possibilidades metodologicas no processo ensino-aprendizagem da matematica. 1995.

LEITE, Priscila Souza Chisté. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. CIAIQ2018, v. 1, 2018.

LINDEMANN, John Lennon. O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: uma alternativa para o Ensino Médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, v. 3, n. 2, 2017.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Nova Alexandria, 1997.

LUIZ, Jéssica Martins Marques et al. As concepções de jogos para Piaget, Wallon e Vygotski. Revista digital EFDeportes. com, Buenos Aires, Ano, v. 19, 2014.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia; PICCOLOTO, Neri Maurício. Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para as dificuldades de adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 9, n. 1, p. 10-18, 2013.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAABE, André Luís Alice; SILVA, JMC da. Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In: XIII Workshop de Educação em Computação (WEI’2005). São Leopoldo, RS, Brasil. 2005.

REIS, Pedro. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. NUANCES: estudos sobre Educação, p. 17p.-34p., 2008.

RUIZ, L. et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. 2014.

SILVA, João Alberto da; FREZZA, Júnior Saccon. Aspectos metodológicos e constitutivos do pensando do adulto. 2011.

TEIXEIRA, Rafael Montoito. Uma visita ao universo matemático de Lewis Carrol e o (re) encontro com a sua lógica do nonsense. 2007. 190f. 2007. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação: educação matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

VIGOTSKY, L. S. (1989) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.

WALLON, Henri; RABAÇA, Ana Maria. Psicologia e educação da infância. 1975.

Downloads

Publicado

19-06-2020

Como Citar

Silva, F. A. R., & Rufino, H. L. pereira. (2020). CARTAS À MESA: UMA PROPOSTA LÚDICO-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÓGICA. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 6(2), 43–51. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1043

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação