@amor_a_marca: um estudo sobre as manifestações da relação indivíduo-objeto na comunidade virtual Twitter

Autores

  • Adriano Elias Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Stella Naomi Moriguchi Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Palavras-chave:

Amor à Marca, Comunidades Virtuais, Marketing

Resumo

Este trabalho trata sobre a temática amor à marca, com o objetivo de identificar e analisar a dinâmica da relação indivíduo-objeto, partindo-se de pesquisa realizada no perfil da comunidade virtual Twitter @TrueBloodHBO. Em uma relação de amor à marca, a proximidade e o querer se manter em contato surgem no momento em que se nutrem sentimentos de cuidado, compreensão, atenção e entusiasmo. Foi realizada uma análise de discurso dos posts publicados no Twitter da HBO, um canal de TV pago, relacionados à série True Blood entre 14 de junho e 13 de setembro de 2009 e entre 22 de junho e 24 de agosto de 2014. Constatou-se: (1) proximidade intelectual entre os participantes; (2) crescimento e fortificação da comunidade; (3) senso de unidade; (4) agregação do self individual ao contexto do grupo; (5) expansão da marca/comunidade por influência dos participantes; (6) personificação da marca; (7) manifestações de amizade, comprometimento, admiração e destaque a alguns indivíduos dentro da comunidade; (8) manifestações de amor e (9) manifestações de tristeza. Os resultados sugerem um intenso relacionamento indivíduo-objeto. O processo de construção de uma comunidade virtual em torno de uma determinada marca possibilita a formação de um ente maior que as individualidades ali reunidas. Não há apenas um gostar, um sentimento de proximidade. No universo virtual, a marca adquire vida e pode expressar e retribuir o amor que recebe, permitindo ações de marketing com melhores resultados, além de despertar reações de tristeza, despedida e agradecimento entre os envolvidos, com sua retirada do mercado.

Biografia do Autor

Adriano Elias, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2009) e graduação em DIreito pela Universidade de Uberaba (2004). Atualmente é administrador do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades virtuais, direito civil, amor à marca e marketing.

Stella Naomi Moriguchi, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Administração pela FEA/USP (2000), Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (1993), Bacharel em Administração pela EAESP/FGV (1990), Licenciada em Educação Artística e Bacharel em Música pela ECA/USP (1985). Como Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - UFU atua em cursos de Graduação e Pós-Graduação ministrando disciplinas de Marketing e Técnicas de Pesquisa. Estudos sobre o Comportamento do Consumidor, TI, Mídias Sociais e Ensino em Administração estão entre seus interesses de pesquisa.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Elias, A., & Moriguchi, S. N. (2023). @amor_a_marca: um estudo sobre as manifestações da relação indivíduo-objeto na comunidade virtual Twitter. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 9(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1033

Edição

Seção

Ciências Sociais e Aplicadas / Admin. (Logística/Gestão)