TEORIA E PRÁTICA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Fabricio da Mata Lucas Mestre em Geografia, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Ituiutaba, MG, Brasil. fabriciolucas@iftm.edu.bra

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação geográfica, Estudo do meio, Ensino de Geografia.

Resumo

Analisar a Geografia no âmbito do ensino nos remete à necessidade de refletir sobre o raciocínio geográfico e espacial na vida do aluno, tendo em vista a importância de se construir a ‘consciência espacial’ ou geográfica que perpassa pelo ambiente escolar. Nesse sentido, o ensino eficaz, com objetivo de se chegar ao conhecimento significativo deve compreender um processo, no qual o aluno busca seu conhecimento intermediado pelo professor. Nesse processo, acreditamos que a organização e seleção dos conteúdos mais pertinentes bem como sua aproximação com os outros saberes e áreas permite uma maior integração do conhecimento. É nesse prisma que focamos a interdisciplinaridade como forma de estimular o aprendizado significativo, de forma que o aluno consiga refletir sobre seu papel na sociedade e as implicações dos diversos processos socioespaciais em sua vida. Para isso, analisamos o caso de um projeto interdisciplinar desenvolvido em um colégio de São Paulo, no qual percebemos a sistematização do trabalho interdisciplinar entre os conteúdos de Ciências e Geografia e a satisfatória relação de aprendizado dos alunos.

Referências

CALLAI, H. C.; CASTELLAR, S. M. V. e CAVALCANTI, L. de S. (Org.). Didática da geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

______. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

HASS, C. M. A Interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica. International Studies On Law And Education, São Paulo, n. 8, p.55-64, mai/ago 2011. Disponível em: <http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/163>. Acesso em: 02 maio 2015.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI T. I.; CACETE, N. H. (Org.). Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

05-06-2017

Como Citar

Lucas, F. da M. (2017). TEORIA E PRÁTICA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 2(3), 49–53. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/101

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação