TEORIA E PRÁTICA: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação geográfica, Estudo do meio, Ensino de Geografia.Resumo
Analisar a Geografia no âmbito do ensino nos remete à necessidade de refletir sobre o raciocínio geográfico e espacial na vida do aluno, tendo em vista a importância de se construir a ‘consciência espacial’ ou geográfica que perpassa pelo ambiente escolar. Nesse sentido, o ensino eficaz, com objetivo de se chegar ao conhecimento significativo deve compreender um processo, no qual o aluno busca seu conhecimento intermediado pelo professor. Nesse processo, acreditamos que a organização e seleção dos conteúdos mais pertinentes bem como sua aproximação com os outros saberes e áreas permite uma maior integração do conhecimento. É nesse prisma que focamos a interdisciplinaridade como forma de estimular o aprendizado significativo, de forma que o aluno consiga refletir sobre seu papel na sociedade e as implicações dos diversos processos socioespaciais em sua vida. Para isso, analisamos o caso de um projeto interdisciplinar desenvolvido em um colégio de São Paulo, no qual percebemos a sistematização do trabalho interdisciplinar entre os conteúdos de Ciências e Geografia e a satisfatória relação de aprendizado dos alunos.
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