ENSINO ALIADO À PESQUISA: A JORNADA DO CAMPUS ITUIUTABA EM FEIRAS DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Feiras de ciências, Ensino aliado à pesquisa, Ensino Técnico, Divulgação científica, IFTM ItuiutabaResumo
Tratamos aqui de expor o relato de registros das participações do campus Ituiutaba do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em feiras de ciências e tecnologia. Nesses eventos, os alunos têm a oportunidade de estar em contato próximo com outros pesquisadores de idades similares, que enfrentam problemas semelhantes, e com mesma aspiração: aprender por meio da pesquisa. A inclusão de alunos em projetos de desenvolvimento de pesquisa mostra que o ensino não está, e não pode estar, desconectado da pesquisa, uma vez que ambos se complementam. Ensino aliado à pesquisa contribui para um aprendizado significativo e contextualizado, assim aperfeiçoa a prática de ensino e aprendizagem. Tais práticas de ensino, quando aliadas às atividades de pesquisa, proporcionam um olhar diferenciado na educação, ou seja, transformam o entendimento do modo de educar. Por meio de um resgate histórico em anais de eventos, registros pessoais dos professores e notícias em mídia online, relatamos aqui a trajetória do IFTM campus Ituiutaba e suas atuações em feiras de ciências, divulgação de resultados de projetos de pesquisas, bem como os prêmios e reconhecimentos recebidos. Adicionalmente, elaboramos uma linha do tempo interativa que está disponível online em <http://bit.ly/linha-do-IFTM> com fotos, vídeos e demais informações sobre essa trajetória do nosso campus pelas feiras de ciências e tecnologia no Brasil e no exterior.Referências
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