TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO SISVAR PARA ANÁLISES EM ESQUEMA FATORIAL NA ÁREA DE AVICULTURA

Autores

  • Nathália Nazaret da Silva
  • Elisa Norberto Ferreira Santos

Palavras-chave:

Software, Estatística experimental, Passo-a-passo.

Resumo

 Para a realização de análises estatísticas de experimentos é comum o uso de softwares como uma ferramenta facilitadora por apresentarem os resultados com rapidez além de alta confiabilidade. As análises no Sisvar são de fácil execução e há na literatura trabalhos demonstrando o seu uso na forma de tutoriais altamente explicativos, entretanto direcionados para a área zootécnica a quantidade de tutoriais é escassa. O objetivo desse trabalho foi elaborar um tutorial demonstrando a execução da análise de um experimento em esquema fatorial no Sisvar, abrangendo a área zootécnica, a fim de estudar a interação de mais de um fator e os seus desdobramentos. O Sisvar é um software gratuito da Universidade Federal de Lavras, criado para atender as necessidades didáticas, mas que hoje é utilizado também por pesquisadores. Para a elaboração do tutorial, utilizou-se um experimento na área de avicultura, em esquema fatorial 2x2. Os dados foram inseridos no LibreOffice que é um programa auxiliar e a análise foi realizada no programa Sisvar. Como resultado obteve-se um relatório gerado pelo software, cuja interpretação foi explicada de forma prática. A partir disso, o tutorial foi confeccionado com partes explicativas e ilustrativas do passo-a-passo. Para a área das ciências agrárias, principalmente para a zootécnica, esse tutorial representa uma alternativa para sanar possíveis dúvidas a respeito do uso do Sisvar nesta área.

Referências

BANZATTO, David Ariovaldo.; KRONKA, Sérgio do Nascimento.Experimentação agrícola. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 237 p.

COSTA, Janaína Ribeiro.Técnicas experimentais aplicadas às ciências agrárias. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2003. 102 p.

FERREIRA, Daniel Furtado. SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística. Revista Symposium (Lavras), v. 6, p. 36-41, 2008.

GOMES, Frederico Pimentel. Curso de estatística experimental. Piracicaba: Nobel/USP-ESALQ, 1990. 468 p.

SILVA, Roberta Bessa Veloso.Uso do Sisvar na análise de experimentos.Patos de Minas:UFLA,2007.68p.

Downloads

Publicado

29-07-2019

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA