O ENSINO DO GÊNERO CONTO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Simone Arantes Martins IFTM Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Ivalda Luiza dos Santos IFTM Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Experiência docente. Reflexões. Teoria e prática.

Resumo

RESUMO

Este trabalho apresenta um relato de experiência vivida por duas alunas do curso de Letras, no primeiro semestre de 2016, pela disciplina Didática - Campus Uberaba/MG.

Trata-se de uma experiência em ministrar a primeira aula, para alunos do ensino médio do Curso Normal de Professores da Educação Infantil. Pretende-se, com o relato desta experiência, apresentar as contribuições que tivemos na prática de formação para professor.

Os dados aqui apresentados fazem parte dos momentos que passamos com os alunos, momentos esses que foram de muita interação e valor para o ensino e a aprendizagem, bem como de reflexão sobre a nossa própria prática, durante toda a aula em questão. 

ABSTRAT

This work presents an account of experience by two students of the course of letters, in the spring of 2016, by Teaching discipline-Campus Uberaba/MG.

This is an experiment in giving the first class for high school students in the Normal course of Teachers of early childhood education. It is intended, with the account of this experience, present the contributions in the practice of teacher training.

The data presented here are part of the moments we spent with the students, these moments that were a lot of interaction and value for teaching and learning, as well as to reflect on our own practice, throughout the class in question. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4ª Edição. Tradução de Paulo Bezerra São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

Koch, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2006.

LOVECRAFT, Howard P. O Horror Sobrenatural em Literatura. Tradução de Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.

MASETTO, Marcos Tarciso. Didática: a aula como centro. 4. ed. São Paulo: FTD, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. [S.I.], v. 3, n. 3 e 4, p.5-24, 2005/2006. Disponível em:

SANTOS, Carmi Ferraz. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Revista Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 27-37, jun. 2002b.

TELLES, Lygia Fagundes; Seminário de ratos, contos, é publicado em 1977 pela José Olympio.

Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 04/06/16

Disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12792.pdf Acesso 25/05/16

Downloads

Publicado

13-06-2017

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA