A alma não tem cor
Resumo
Resumo: A sociedade brasileira é constituída por diversos povos; contudo, alguns deles não têm tido a devida atenção e, por muitas vezes, têm sido esquecidos ou discriminados em sua essência. Este projeto buscou pesquisar em diversificadas fontes e desenvolveu um site que apresenta variados gêneros textuais e artísticos relacionados aos temas africanos e indígenas, fomentando a importância desses povos para a formação do Brasil. Para tanto, fizeram parte desta investigação um professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e dois estudantes do Ensino Médio Integrado (um do Curso Técnico em Eletrônica e outro do Curso Técnico em Computação Gráfica). O objetivo geral foi contribuir para a evidenciação da importância dos povos africanos e indígenas para a formação da identidade do povo brasileiro. A metodologia utilizada foi substancialmente de caráter qualitativo, a partir de estudos bibliográficos e acessos a diferentes sites de música, documentários, filmes e outros gêneros pertinentes ao trabalho. As leituras e análises permitiram estabelecer uma base teórica que contribuiu para o desenvolvimento de uma abordagem mais aprofundada sobre assuntos relativos à cultura afro-indígena-brasileira. As reuniões aconteceram semanalmente para a definição de temas relevantes, de interesse dos estudantes e auxiliaram nas pesquisas em sites especializados, livros, discos e plataformas de streaming. O estudo trouxe informações atuais de diversas áreas do conhecimento, principalmente àquelas relativas aos desafios enfrentados pelas minorias. Ocorreram pesquisas relativas às histórias dos povos africanos e indígenas, além de debates sobre temas que permeiam a identidade do povo brasileiro. Tudo isso, atendendo a leis e decretos que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas redes de ensino do país. O site criado pode ser acessado por meio do endereço: https://guilhermeluis801.wixsite.com/a-alma-n-o-tem-cor.
Palavras-chave: Cultura africana. Cultura indígena. Educação. Identidade. Relações étnico-raciais.