EMPREENDEDORISMO RURAL: Consultoria pós-pandemia COVID-19 para famílias de associações de Pequenos Produtores rurais, do município de Paracatu/MG, que vendem produtos oriundos da agricultura familiar.

Autores

  • William Junio do Carmo INSITUTO FEDERAL TRIANGULO MINEIRO
  • hedilaine campos araujo Faculdade Unica de Ipatinga
  • adriel Coimbra Freire Instituto Federa do Triângulo Mineiro Campus Paracatu
  • ANA LUIZA GOMES DINIZ RABELO DO AMARAL
  • Arthur Henrique Melo Câmara
  • Ladistany Borges Fonseca
  • Luis Adriano Batista
  • Rivaldo Correa dos Santos

Resumo

As associações de pequenos produtores rurais do município de Paracatu/MG, possuem várias famílias que vivem nos assentamentos rurais e seus produtos da agricultura familiar são vendidos na feira municipal. Na época da pandemia, trouxe vários impactos, principalmente na agricultura familiar, pois por causa do isolamento, muitos pequenos agricultores descontinuaram seus negócios, que mantiam sua sobrevivência financeira. Nesse contexto, o Instituto Federal do Sul de Minas ofertou através de um edital ofertou a adesão de um programa com nome de “IF mais Empreendedor 2023” operacionalizado pela fundação de apoio ao desenvolvimento da extensão, pesquisa, ensino profissionalizante e tecnológico (FADEMA), tendo como proposta de impulsionar empresas que tiveram seus empreendedimentos prejudicados pela pandemia. Dessa forma, o objetivo desse projeto empreendedorismo rural, foi a realização de uma consultoria pós-pandemia covid-19 para famílias de 6 (seis) associações de Pequenos Produtores rurais, do município de Paracatu/MG, que vendem produtos oriundos da agricultura familiar. O projeto foi realizado no galpão dos produtores rurais no período de maio/2023 até novembro/2023, sendo as visitas realizadas todas as semanas aos empreendedores acompanhando o plano de ação contendo os indicadores “análise SWOT, Canva, Kanban, WEBsite e Redes sociais, aplicados junto as empresas do projeto. Como resultado da aplicação desse projeto, essas 6 (seis) empresas tiveram a retomada de seus negócios com mais sustentabilidade, utilizando-se da implementação das estratégias financeiras e das tecnológicas de marketing, com proposito de contribuir para sua própria sobrevivência e para a economia local.

Biografia do Autor

William Junio do Carmo, INSITUTO FEDERAL TRIANGULO MINEIRO

Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária, pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2009). Pós graduado e especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC (2008). Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, com registro no CRA/ MG: 40118 (2005). Técnico em Contabilidade (1996). Possui experiência na área de Administração, Cargo de Gerente, pelas lojas da rede do GRUPO ZEMA ( 2003 - 2010). Tem experiência como professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, no Curso de Administração - FASF/ UNISA (2009). É educador na área de gestão do corpo efetivo docente no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Paracatu - IFTM.(Portaria nº 625, de 21 de setembro de 2010). Participou como avaliador no XII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI)(2018). Participou como avaliador no Congreso Alianza Latinoamericana de Salud Global Universidad de Antioquia  en la Facultad Nacional de Salud Pública (FNSP) de la Universidad de Antioquia (UdeA), Medellín – Colombia, y la Alianza Latinoamericana de Salud Global (ALASAG) (2018). É avaliador da Revista Inova Ciência e Tecnologia. É avaliador de projetos submetidos ao Observatório do Mundo do Trabalho no IFMG (Portaria n° 848, de 16 de agosto de 2018).  É avaliador da Revista Inova Ciência e Tecnologia. É Avaliador do MEC para ato autorizativo de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso - BASis.(Portaria nº 604, de 12 de agosto de 2018 - INEP).

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Publicado

10-12-2024

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA