RELATO DE EXPERIENCIA: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Relato. Experiência. Deficiência visual. Inclusão. PermanênciaResumo
O caminho traçado por esse Projeto de Extensão, cujo título “Relato de experiência: desenvolvendo a autonomia de uma pessoa com deficiência visual”, tem a proposta principal de buscar formas de uma aluna cega, aprofundar-se em conhecimento da informática, interpretação de imagens, conhecimento do Braille, aprimoramento da pronúncia
do português e maneiras de aprender a matemática, dentre todas as outras disciplinas constantes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no qual ela está matriculada, até alcançar a aprendizagem dos idiomas inglês e espanhol oferecidos em classe. Em 2015, foi publicado o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o qual afirma que o direito da pessoa com deficiência à educação está assegurado em sistema educacional inclusivo em todos os níveis e ter aprendizado ao longo de toda a sua vida, de maneira que essa pessoa alcance o máximo desenvolvimento possível de seus talentos, sejam sensoriais, sejam intelectuais, sociais e também suas habilidades físicas, de acordo com suas características, interesses e necessidades dentro da aprendizagem. Esse Projeto viabilizou, por meio de duas discentes bolsistas extensionistas, responsáveis pela parte de acompanhamento de uma aluna com deficiência visual, a inclusão, permanência e êxito ao ambiente escolar, ao possibilitar o ensino-aprendizado numa perspectiva inclusiva, oferecida pela instituição de ensino IFTM Campus Paracatu - MG.
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