RELATO DE EXPERIENCIA: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • William Junio do Carmo INSTITUTO FEDERAL TRIANGULO MINEIRO
  • Wesley Antônio Gonçalves
  • Ana Luiza Gomes Diniz Rabelo do Amaral
  • Luciana Hiandra Nunes Rocha
  • Alisson Barcelar Cardoso
  • Cleonice Eva da Silva Gomes
  • Janair Gomes de Matos
  • Joana Rodolfo de Queiroz
  • Marcia Carvalho dos Santos
  • Ronaldo Eduardo Dislascio
  • Rui André da Silva Ribeiro
  • Rutileia Maria de Lima Portes
  • Vanusa de Assis Silva Moura

Palavras-chave:

Relato. Experiência. Deficiência visual. Inclusão. Permanência

Resumo

O caminho traçado por esse Projeto de Extensão, cujo título “Relato de experiência: desenvolvendo a autonomia de uma pessoa com deficiência visual”, tem a proposta principal de buscar formas de uma aluna cega, aprofundar-se em conhecimento da informática, interpretação de imagens, conhecimento do Braille, aprimoramento da pronúncia
do português e maneiras de aprender a matemática, dentre todas as outras disciplinas constantes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no qual ela está matriculada, até alcançar a aprendizagem dos idiomas inglês e espanhol oferecidos em classe. Em 2015, foi publicado o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o qual afirma que o direito da pessoa com deficiência à educação está assegurado em sistema educacional inclusivo em todos os níveis e ter aprendizado ao longo de toda a sua vida, de maneira que essa pessoa alcance o máximo desenvolvimento possível de seus talentos, sejam sensoriais, sejam intelectuais, sociais e também suas habilidades físicas, de acordo com suas características, interesses e necessidades dentro da aprendizagem. Esse Projeto viabilizou, por meio de duas discentes bolsistas extensionistas, responsáveis pela parte de acompanhamento de uma aluna com deficiência visual, a inclusão, permanência e êxito ao ambiente escolar, ao possibilitar o ensino-aprendizado numa perspectiva inclusiva, oferecida pela instituição de ensino IFTM Campus Paracatu - MG.

Referências

AAKER, David.; KUMAR, V. & DAY, G. Marketing research. John Wiley & Sons, Inc. 1995.

CARVALHO, Keila Miriam Monteiro de, GASPARETTO, Maria Elisabete Rodrigues Freire, VENTURINI, Nilze Helena Barbosa, KARA-JOSÉ, Newton.Visão subnormal: orientações ao professor do ensino regular. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994. p.48

CHURCHILL, Gilbert. Marketing research: methodological foundations. 2a ed. The Dryden Press.1998.

DOMINGUES, Celma dos Anjos. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual - baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

GALVÃO FILHO, Teófilo. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. Disponível em: http://www.galvaofilho.net/assistiva.pdf. Acesso em: 05/08/2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, 2002.

KINNEAR, Thomas C. & TAYLOR, James R. Marketing research: an applied aproach. Mc Graw Hill.1979.

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiencia (Estatuto da Pessoa Com Deficiencia). Acesso em: 05/08/2019.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MAZZARO, José Luiz. Mas, afinal, o que é orientação e mobilidade? In: MACHADO, Edilene Vieira. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual, Brasília: MEC/SEESP, 2003.

MAZZARO, J. L. Baixa visão na escola: conhecimentos e opiniões de professores e pais de alunos deficientes visuais, em Brasília, DF. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

OMOTE, Sadão. Inclusão: da interação à realidade. Marília: FUNDESP, 2004.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Adaptações Curriculares – Estratégias para Educação de Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 1999, 64 p.

PRADO, L.S. Sala de recursos para deficientes visuais: um itinerário, diversos olhares. 2007. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2007.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão – Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

RESOLUÇÃO “AD REFERENDUM” Nº 79/2014, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Técnico em Administração, na forma integrada ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Paracatu – 2015/1.

WEISHALN, R. Orientation and mobility in the blind children. New York: Englewood Cliffs, 1990.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA