Planejamento Financeiro Pessoal para Crianças

Autores

  • Terezinha Rosa de Aguiar Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu
  • Érica Morais Pereira Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu
  • Gabriella Neiva Reis Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu

Palavras-chave:

Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Práticas educativas.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas através do projeto de extensão denominado “Planejamento financeiro pessoal para crianças”, realizado no IFTM – Câmpus Paracatu. O projeto foi implementado em duas escolas públicas da cidade de Paracatu e teve por objetivo ensinar o planejamento financeiro a crianças. Além disso, buscou-se entender as percepções das mesmas sobre o uso e importância do dinheiro. A relevância deste trabalho se deve ao fato de que o consumo exagerado de produtos tem sido percebido nas práticas não somente de adultos, mas também de crianças. Os procedimentos metodológicos foram pautados em diversas atividades, feitas de forma lúdicas, conforme a faixa etária da criança. Os resultados demonstram que em geral as crianças entendem o valor do dinheiro e a importância de economizar, mas que ainda não o praticam nas atividades cotidianas.

Biografia do Autor

Terezinha Rosa de Aguiar Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas.

Downloads

Publicado

06-05-2016

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA