DOCE DE BANANA EM BARRA ENRIQUECIDO COM CASCA DE BANANA NOZES, CASTANHAS, GRANOLA E UVA PASSA
Palavras-chave:
Doce de Banana, Casca de Banana, EnriquecidoResumo
A banana (Musa spp.) é uma fruta mundialmente consumida e sua produção ocorre em países de clima tropical. Esta fruta é a segunda mais consumida no Brasil, ficando atrás somente da laranja. Além da grande quantidade produzida, a banana é uma fruta altamente energética e rica em vitaminas e minerais. Por isso, ela se torna uma matéria prima importante para a elaboração de vários produtos alimentícios. Dentre os produtos derivados da banana, o doce de banana é um dos mais consumidos no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um doce de banana a partir de bananas Nanica e enriquecido com cascas de banana nozes, castanhas, granola, aveia e uva passa. O doce de banana em barra enriquecido apresentou boas características e a utilização da casca de banana no produto não influenciou nas características do doce. As castanhas, nozes, coco, granola com aveia e cacau e uva passa trouxeram mais sabor ao produto, além de fornecer importantes nutrientes à nossa alimentação.
Referências
FAO. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Disponível em: <http://www.fao.org/faostat/en/#data/QC>. Acesso em: 03 de abril de 2019.
GODOY, R. C. B. Estudo das variáveis de processo em doce de banana de corte elaborado com variedade resistente à Sigatoka-Negra. 2010. 249f. 2010. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
LOVATTO, M. T. Agroindustrialização de frutas I. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2016.
OLIVEIRA, E. N. A. de; SANTOS, D. da C. Tecnologia e processamento de frutos e hortaliças. Natal: IFRN, 2015.
OLIVEIRA, L. F. et al. Utilização de casca de banana na fabricação de doces de banana em massa - avaliação da qualidade. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 20, n. 4, p. 581-590, 2010.
SILVA, M. B. de L. da; RAMOS, A. M. Composição química, textura e aceitação sensorial de doces em massa elaborados com polpa de banana e banana integral. Revista Ceres, v. 56, n. 5, 2009.