EFEITO RESIDUAL DE FERTILIZANTES FOSFATADOS ASSOCIADOS A SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA CULTURA DO MILHO

Autores

  • João Victor Silva Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
  • Valdeci Orioli Júnior

Palavras-chave:

Fosfato decantado, fonte alternativa, fontes de fósforo

Resumo

O efeito residual de adubações fosfatadas é dependente da solubilidade do fertilizante e de fatores que podem afetar sua dissolução. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos residuais de fontes de P associadas ou não a substâncias húmicas (SH) na cultura do milho em sucessão ao cultivo de trigo. Para tanto, um experimento foi conduzido em casa de vegetação no Instituto Federal do Triângulo Mineiro na cidade de Uberaba em um Latossolo Vermelho distrófico de textura média. O arranjo experimental se caracterizou como um delineamento inteiramente ao acaso com seis tratamentos (Monoamônio fosfato [MAP]; MAP + SH; Fosfato decantado [FD]; FD + SH; SH e testemunha [sem P e SH]), com três repetições. As aplicações dos tratamentos foram realizadas na cultura anterior (trigo). Foram avaliadas as seguintes variáveis: número de folhas fotossinteticamente ativas, massa fresca e seca da parte aérea. Os dados foram submetidos a análise de variância e, posteriormente, ao teste de Tukey para comparação de médias. Notou-se efeito residual da adubação fosfatada, independentemente da fonte e da associação com substâncias húmicas (SH). No tratamento onde se utilizou apenas SH e na testemunha (sem P e SH), os valores das variáveis foram iguais, porém, menores que nos tratamentos onde o fósforo foi aplicado.

Referências

BEZERRA, P.S.S. Substâncias húmicas e fontes de fósforo: teor de fósforo disponível em solos e absorção pela cana-de-açúcar. 2014. 90 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Departamento de Ciência do Solo, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Jaboticabal, 2014.

CARVALHO, A. M. de., N. K. FAGERIA, I. P. de OLIVEIRA; T. KINJO. 1995. Resposta do feijoeiro à aplicação de fósforo em solos dos cerrados. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa-MG, v.19, p-61-67, 1995.

CESSA, R. M. A. C.; CELI, L.; VITORINO, A. C. T.; NOVELINO, J. O.; BARBERIS, E. Área superficial específica, porosidade da fração argila e adsorção de fósforo em dois Latossolos Vermelho. Revista Brasileira de Ciências do Solo, Viçosa-MG, v. 33, p.1153-1162, 2009.

LEAL, F.T. Fosfato decantado e calagem no perfilhamento e produção de massa seca de capim-marandu. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Departamento de Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Jaboticabal, 2015.

LEAL, F.T.; COUTINHO, E.L.M.; FRANÇA, A.B.C. Decanted phosphat: effects on soil fertility and production of Marandu grass depending on soil acifity. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife-PE, v.12, n.4, p.516-525, 2017.

SANTOS, E. de A.; KLIEMANN, H. J. Disponibilidade do fósforo de fosfatos naturais em solos de cerrado e sua avaliação por extratores químicos. Pesquisa Agropecuária Tropical, v.35, p. 139-146, 2005.

Downloads

Publicado

12/11/2018

Como Citar

Silva Bernardes, J. V., & Orioli Júnior, V. (2018). EFEITO RESIDUAL DE FERTILIZANTES FOSFATADOS ASSOCIADOS A SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA CULTURA DO MILHO. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/584