Fontes de fósforo e aplicação de substâncias húmicas no cultivo de trigo

Autores

  • João Victor Silva Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
  • Valdeci Orioli Júnior

Palavras-chave:

Fosfato decantado, fonte alternativa, eficiência agronômica

Resumo

Em solos de Cerrado a intensa adsorção de fósforo na fração inorgânica acaba por indisponibilizar grande parte deste elemento para as plantas, o que leva a necessidade de elevadas doses deste nutriente nas adubações. Entretanto, fontes de fósforo não são renováveis, o que torna importante o estudo de fertilizantes alternativos, bem como de substâncias que possibilitem o aumento da disponibilidade do fósforo fornecido. Sendo assim, com o objetivo de avaliar os efeitos do fosfato decantado (FD) em comparação aos do monoamônio fosfato (MAP), bem como influência de substâncias húmicas (SH) na eficiência destes fertilizantes para plantas de trigo, um experimento foi conduzido em condições de casa de vegetação com vasos contendo amostras de um Latossolo Vermelho distrófico de textura média. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com seis tratamentos (MAP; MAP + SH; FD; FD + SH; SH e testemunha), com três repetições. Avaliaram-se o número de folhas fotossinteticamente ativas, a massa seca da parte aérea e o número de perfilhos. Os dados foram submetidos à análises estatísticas. O não fornecimento de fósforo restringiu o número de folhas fotossinteticamente ativas (NFFA), de perfilhos (NPERF) e a massa seca da parte aérea (MSPA) das plantas de trigo de forma acentuada. Para todas as variáveis analisadas não foram verificadas diferenças significativas entre os fertilizantes fosfatados, independentemente do uso de SH. A aplicação isolada de SH não proporcionou benefício às plantas de trigo, uma vez que este tratamento propiciou NFFA, NPERF e MSPA semelhantes à testemunha (sem P e sem SH).

Referências

ALVAREZ, R.; ARRUDA, H.V.; WUTKE, A.P.C. Adubação de cana-de-açúcar. Experiência com diversos fosfatos. Bragantia, Campinas-SP, v.24, p. 1-8, 1965.

BEZERRA, P.S.S. Substâncias húmicas e fontes de fósforo: teor de fósforo disponível em solos e absorção pela cana-de-açúcar. 2014. 90 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Departamento de Ciência do Solo, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Jaboticabal, 2014.

BOLAN, N.S.; WHITE, R.E.; HEDLEY, M.J. A review of the use of phosphate rocks as fertilizers for direct application in Australia and New Zealand. Australian Journal of Experimental Agriculture, Melbourne, v. 30, p. 297-313, 1990.

CARVALHO, A. M. de., N. K. FAGERIA, I. P. de OLIVEIRA; T. KINJO. 1995. Resposta do feijoeiro à aplicação de fósforo em solos dos cerrados. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa-MG, v.19, p-61-67, 1995.

CESSA, R. M. A. C.; CELI, L.; VITORINO, A. C. T.; NOVELINO, J. O.; BARBERIS, E. Área superficial específica, porosidade da fração argila e adsorção de fósforo em dois Latossolos Vermelho. Revista Brasileira de Ciências do Solo, Viçosa-MG, v. 33, p.1153-1162, 2009.

ERNANI, P. R.; STECKLING, C.; BAYER, C. Características químicas de solo e rendimento de massa seca de milho em função do método de aplicação de fosfatos, em dois níveis de acidez. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa-MG, v. 25, n. 4, p. 939-946, 2001.

LEAL, F.T. Fosfato decantado e calagem no perfilhamento e produção de massa seca de capim-marandu. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Departamento de Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Jaboticabal, 2015.

McBRIDE, M. B. Enviromental chemitry of soils. New York: University Press, 1994. 406 p.

SANTOS, E. de A.; KLIEMANN, H. J. Disponibilidade do fósforo de fosfatos naturais em solos de cerrado e sua avaliação por extratores químicos. Pesquisa Agropecuária Tropical, v.35, p. 139-146, 2005.

Downloads

Publicado

12/11/2018

Como Citar

Silva Bernardes, J. V., & Orioli Júnior, V. (2018). Fontes de fósforo e aplicação de substâncias húmicas no cultivo de trigo. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/583