Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1- Política Editorial

Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha ou estuda, endereço postal, telefone, e e-mail.

No corpo do Resumo Expandido deverá constar os nomes de todos os autores e a sua formação/filiação, conforme modelo. Para a Avaliação por Pares Cega o Editor excluirá estes dados, preparando-os em folha separada, em arquivo suplementar, como medida de sigilo. Esses dados serão reinseridos na edição de layout.

A ordem dos autores cadastrados por ocasião da submissão na página da revista deverá ser a mesma dos relacionados no corpo do Resumo Expandido

 Figuras e tabelas deverão ter a chamada no texto e inseridas na quinta e última página do Resumo Expandido.

As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas seguindo as instruções:

Word 2013:

Em Arquivo, clicar em Informações > Verificando Problemas > Inspecionar Documento> Inspecionar > em Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Fechar, e Salvar.

Word 2010:

Em Arquivo, clicar em Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento e desmarcar a janela de Propriedades do Documento e Informações PessoaisFechar, e Salvar.

Word 2003:

Ir à aba OpçõesSegurança e eliminar a propriedade de Autoria do arquivo.

Todo o conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

2 - Formato e preparação do trabalho

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes para autores” desta revista.

Recomenda-se utilizar o modelo do resumo expandido para submissão que se encontra na página do evento (<http://www.iftm.edu.br/sepit/2018/>) no arquivo 2018 - II SEPIT - Modelo de resumo expandido (.dotx)”

Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word® 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:

  • folha tamanho A4 (210 x 297 mm);
  • fonte Times Roman, Tamanho 12;
  • margens inferior, superior, direita e esquerda 2,00 cm;
  • formatação em coluna única, alinhamento justificado;
  • espaçamento entrelinhas simples na seção resumo e 1,5 nas demais seções;
  • no início de cada parágrafo (1ª linha) recuo especial de 1,25 cm;
  • numeração sequencial de páginas na parte superior direita em algarismos arábicos;
  • numeração sequencial das linhas;

Os trabalhos para publicação deverão ser escritos na norma padrão da língua portuguesa, de acordo com a descrição de cada tipo de trabalho e enviados em formato .docx;

O título deverá ser centralizados, negrito, tamanho 14;

O resumo, em língua portuguesa, deverá conter o objetivo, a fundamentação teórica, a metodologia e os resultados obtidos, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras;

As palavras-chave (mínimo de 03, máximo de 05), sem repetir palavras que constam no título, deverão ser separadas por ponto final;

As subseções deverão ser destacadas em negrito e centralizadas na página;

Os trabalhos deverão conter não apenas elementos descritivos, mas apresentar análises críticas e reflexivas acerca das atividades e dos estudos, considerando os resultados apresentados à sociedade.

3. Tipos de trabalhos:

Resumo expandido: refere-se à apresentação de estudos que apresentem resultados parciais ou finais, que embasem conclusões que respondam ao objetivo proposto. 

Deverá ser elaborada em até 04 laudas, admitindo-se a quinta para Referências, Figuras e Tabelas.

Estrutura:

  • Título em português
  • Autor(es): Instituição vinculada
  • Introdução: Deverá trazer informações que justifiquem o trabalho ( contextualização, objetivos e relevância)
  • Material e Métodos (metodologia)
  • Resultados e Discussão
  • Conclusões
  • Referências

4. Referências

 As referências deverão seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme os seguintes exemplos:

 Livros

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro, Embrapa Solos, 2006. 306 p.

 Capítulos de livros

MARQUES, M. O. Aspectos técnicos e legais da produção, transporte e aplicação de vinhaça. In: SEGATO, S. V.; PINTO, A. S.; JENDIROBA, E.; NÓBREGA, J. C. M. Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba: Editorial, 2006. p. 369-375.

 Dissertações e Teses

GARIGLIO, H. A. de A. Alterações físicas e químicas e mobilidade de solutos em solos submetidos à aplicação de vinhaça proveniente da fabricação de álcool carburante. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa, 2008.

 Artigos de periódicos

ALENCAR, C. A. B.; CÓSER, A. C.; MARTINS, C. E.; OLIVEIRA, R. A.; CECON, P. R.; LEAL, B. G.; FIGUEIREDO, J. L. A.; CUNHA, F. F. Doses de nitrogênio e estações do ano afetando a composição bromatológica e digestibilidade de capins cultivados sob pastejo. Revista Ceres, Viçosa-MG, v. 56, n. 5, p. 640-647, maio/jun. 2009.

 Trabalho de congresso ou similar (publicado)

VALE, L. S.; SEVERINO, L. S.; BELTRÃO, N. E. M. Crescimento do pinhão-manso em solo compactado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: MCT/ABIPTI, 2006. p. 78-91.

NasTabelasFiguras os títulos devem ser inseridos no cabeçalho dos mesmos e a fonte dos dados no rodapé.

   Tabelas: devem estar numeradas com algarismos arábicos; devem conter sempre um título autoexplicativo, claro e conciso; não devem ser utilizadas linhas verticais; linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final, na base da tabela; devem ser editadas em Microsoft Word® 2007 ou posterior.

   Figuras: são considerados figuras todos os gráficos, desenhos, mapas, diagramas e fotografias usados para ilustrar o texto; figuras não-originais (de outro autor ou trabalho) devem conter, no rodapé, a fonte de origem.

5. Citações

 Citações bibliográficas devem ser dispostas no sistema autor-data. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ter a primeira letra em maiúscula e as demais, minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser todas em letras maiúsculas. Exemplos:

 Santos et al. (2012) avaliaram o acúmulo...

...seguindo recomendações propostas por Silva e Queiroz (2002).

Reduced content of asparagine, which is the major N-transporting amino acid, in the nodules has also been reported (ARANJUELO et al., 2011).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao SEPIT do IFTM. Os autores concordam na transferência parcial e gratuita do direito autoral ao IFTM. As informações veiculadas são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial do SEPIT do IFTM.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do documento.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. A ordem dos autores cadastrados por ocasião da submissão na página da revista está na mesma ordem dos relacionados no corpo do Resumo Expandido.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o trabalho submetido ao Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT do IFTM, é  de minha/nossa autoria e responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.