A RELAÇÃO DO ÍNDICE DE EMPREGO E RENDA DOS MUNICÍPIOS MINEIROS COM A ARRECADAÇÃO PARA O INSS

Aloisio Pereira Junior, Miguel Hernandes

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo verificar a relação entre o índice de emprego e renda dos municípios mineiros com a geração de arrecadação para o INSS. O estudo contribui no sentido de estabelecer uma relação entre o IFDM Emprego e Renda e a arrecadação para o INSS por parte dos municípios, tendo em vista que pesquisas recentes buscaram estabelecer determinantes do índice de desenvolvimento econômico e social, inclusive de a arrecadação tributária municipal. A amostra é composta por municípios mineiros, escolhidos em função de sua heterogeneidade econômica e social, analisados entre os anos de 2010 e 2015. Realizou-se uma regressão de dados em painel para testar a relação entre o IFDM e a arrecadação. Os resultados demonstram que, com base na amostra do estudo, ao nível de significância estatística de 5%, o índice de emprego e renda não explica a arrecadação de contribuições para o INSS geradas pelos municípios mineiros.


Palavras-chave


Municípios mineiros; IFDM; Arrecadação para o INSS

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Avaliação Qualis-Capes confirma a importância da revista científica do IFTM

A Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal (RICT/ISTJ), publicada pela EDITORA IFTM, é bem avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira a classificação por áreas no Qualis-CAPES 2017:

ENSINOB3
EDUCAÇÃOB4
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOB4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS IB5
ENGENHARIAS I (Ciência da Computação)B5
CIÊNCIA DOS ALIMENTOSC

O Qualis 2017 é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Atualmente, a Revista Inova Ciência & Tecnologia possui 6 indexadores:

Indexadores

Abbreviated key title         Rev. Inova Ciênc. Tecnol. (Online)