AÇÃO ALELOPÁTICA DE DIFERENTES PARTES MORFOLÓGICAS DA MUCUNA PRETA NA EMERGÊNCIA DE PLANTAS HORTÍCOLAS

Evandro Martin Brandelero, Adelar José Fabian, Paulo Fernando Adami, Alcir José Modolo, Murilo Mesquita Baesso

Resumo


A lixiviação de nutrientes dos substratos para produção de mudas hortícolas por meio da irrigação limita o crescimento das plantas. Para minimizar este fato existe a possibilidade da adição da leguminosa mucuna preta, mas poderá promover restrições ao desenvolvimento das plantas pela ação negativa da alelopatia. O objetivo do estudo foi de avaliar a ação alelopática das diferentes partes morfológicas da mucuna preta (folhas, caules e raízes) na emergência de quatro espécies de hortaliças. As hortaliças foram conduzidas em bandejas de poliestireno expandido em casa de vegetação. Os tratamentos consistiram da adição de partes morfológicas da mucuna preta (folhas, ramos e raízes) e testemunha, sobre o substrato de produção de mudas de cebola, tomate alface e beterraba. Constatou-se que as folhas de mucuna preta restringiram a emergência das plantas de alface, tomate e cebola em 30%, 20% e 10%, respectivamente, assim como a adições das raízes reduziu a emergência das plantas de alface, cebola e beterraba em 20%, 16% e 14,5%, respectivamente. Observou-se que a adição dos caules de mucuna preta estimulou a emergência das plantas de beterraba.


Palavras-chave


Leguminosas. Emergência de plantas. Alface. Beterraba. Cebola. Tomate.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Avaliação Qualis-Capes confirma a importância da revista científica do IFTM

A Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal (RICT/ISTJ), publicada pela EDITORA IFTM, é bem avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira a classificação por áreas no Qualis-CAPES 2017:

ENSINOB3
EDUCAÇÃOB4
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOB4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS IB5
ENGENHARIAS I (Ciência da Computação)B5
CIÊNCIA DOS ALIMENTOSC

O Qualis 2017 é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Atualmente, a Revista Inova Ciência & Tecnologia possui 6 indexadores:

Indexadores

Abbreviated key title         Rev. Inova Ciênc. Tecnol. (Online)