LISTA DE VERIFICAÇÃO INTEGRADA PARA A INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Autores

  • Simara Larissa Fanalli Discente da pós-graduação Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro – IFTM. Ituiutaba, MG. Brasil. E-mail: simara.zootecnista@outlook.com
  • Fernando Caixeta Lisboa Docente Programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro – IFTM.
  • Patrícia Lopes Andrade Docente Programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro – IFTM.
  • Paulo Fernando Alves de Freitas Mestre em Ciências Veterinárias - Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. pfafreitas@gmail.com

Palavras-chave:

Integração, Lista de verificação, Qualidade.

Resumo

A implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) juntamente com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em indústrias de alimentação animal são fatores chave para o desenvolvimento da produção e confiabilidade. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é propor uma lista de verificação integrada com as normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a ISO 9001:2015 para indústrias de alimentação animal. Para tanto, utilizou-se o método de investigação científica por pesquisa qualitativa, estudando a similaridade de normas, baseando-se no roteiro de Inspeção das BPF em estabelecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal, pertencente à Instrução Normativa nº 4, de 23 de fevereiro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em conjunto com requisitos de verificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ISO 9001:2015. Como resultado, obteve-se uma lista de verificação integração apta a ser aplicada, auxiliando assim, na rotina da indústria diminuindo o tempo com a análise da qualidade.

Biografia do Autor

Simara Larissa Fanalli, Discente da pós-graduação Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro – IFTM. Ituiutaba, MG. Brasil. E-mail: simara.zootecnista@outlook.com

Discente do programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios. Zootecnista

Fernando Caixeta Lisboa, Docente Programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro – IFTM.

Mestre, Docente Programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios,

Patrícia Lopes Andrade, Docente Programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro – IFTM.

Doutora, Docente Programa de Pós-Graduação em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, 

Paulo Fernando Alves de Freitas, Mestre em Ciências Veterinárias - Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. pfafreitas@gmail.com

Mestre, Médico Veterinário

Referências

ALVARENGA A.; TOLEDO J. C. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) como sistema para garantia da qualidade e segurança de alimentos: estudo de caso em uma pequena empresa processadora de bebidas. [S.l]: Universidade de São Carlos – Grupo de Estudo em Qualidade, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR ISO 9001:2015. Sistema de Gestão da Qualidade: requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BRASIL. Instrução Normativa nº 04, de fevereiro de 2007. Regulamento Técnico Sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília, DF, [s.n], 2007.

COELHO, R.P.; TOLEDO J.C. Programas para segurança na indústria de alimentos para animais: caracterização e benefícios percebidos com a implantação. Gest. Prod., São Carlos. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0104-530X2262-16> Acesso em: 11 dez. 2017.

HERTEL, M. A implementação da norma ABNT NBR ISO 9001: 2008 em uma fábrica de rações para aves de corte e suínos (Monografia). Especialização em Engenharia da Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Curitiba, 2015.

ISO, The ISO Survey of Certifications 2016, International Organization for Standardization. Geneva: [s.n], 2017.

LIM, S. PRAKASH, A. From Quality Control to Labor Protection: ISO 9001 and Workplace Safety, 1993–2012, Global Policy., v. 8, Supplement 3, may 2017.

SÁ, C.M.A., Sistema de Gestão da Qualidade: um ensaio numa empresa de Agregados e Betão Pronto. (Dissertação), Mestrado em Engenharia, Instituto Politécnico de Viseu, Mecânica e Gestão Industrial, [s.l.], 2017.

SINDIRAÇÕES. Sindicato Nacional Industrial de Alimentação Animal. Boletim informativo do setor. Oportunidades, responsabilidades e sustentabilidade. Disponível em: <http://sindiracoes.org.br/wp-content/uploads/2017/12/

boletim_informativo_do_setor_dez_2017_vs_final_port_sindiracoes.pdf> Acesso em: 24 de dez. 2017.

SINHORINI M. R., OLIVEIRA L. S., ALFARO A.T. Implantação e avaliação das Boas Práticas de Fabricação – BPF: estudo de caso. Ribeiro de Janeiro: [s.n.], 2015.

Downloads

Publicado

10-09-2018

Como Citar

Fanalli, S. L., Lisboa, F. C., Andrade, P. L., & Freitas, P. F. A. de. (2018). LISTA DE VERIFICAÇÃO INTEGRADA PARA A INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 13–17. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/447

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos