LISTA DE VERIFICAÇÃO INTEGRADA PARA A INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Simara Larissa Fanalli, Fernando Caixeta Lisboa, Patrícia Lopes Andrade, Paulo Fernando Alves de Freitas

Resumo


A implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) juntamente com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em indústrias de alimentação animal são fatores chave para o desenvolvimento da produção e confiabilidade. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é propor uma lista de verificação integrada com as normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a ISO 9001:2015 para indústrias de alimentação animal. Para tanto, utilizou-se o método de investigação científica por pesquisa qualitativa, estudando a similaridade de normas, baseando-se no roteiro de Inspeção das BPF em estabelecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal, pertencente à Instrução Normativa nº 4, de 23 de fevereiro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em conjunto com requisitos de verificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ISO 9001:2015. Como resultado, obteve-se uma lista de verificação integração apta a ser aplicada, auxiliando assim, na rotina da indústria diminuindo o tempo com a análise da qualidade.


Palavras-chave


Integração; Lista de verificação; Qualidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Avaliação Qualis-Capes confirma a importância da revista científica do IFTM

A Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal (RICT/ISTJ), publicada pela EDITORA IFTM, é bem avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira a classificação por áreas no Qualis-CAPES 2017:

ENSINOB3
EDUCAÇÃOB4
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOB4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS IB5
ENGENHARIAS I (Ciência da Computação)B5
CIÊNCIA DOS ALIMENTOSC

O Qualis 2017 é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Atualmente, a Revista Inova Ciência & Tecnologia possui 6 indexadores:

Indexadores

Abbreviated key title         Rev. Inova Ciênc. Tecnol. (Online)