EMPREGO DE TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA REVISÃO HISTÓRICA DE VANNEVAR BUSH A PIERRE LÉVY

Autores

  • Renato Kraide Soffner UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Americana - SP 19-3471-9700 Doutor em Educação. Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana, SP. Brasil. renato.soffner@am.unisal.br

Palavras-chave:

Tecnologia, Práticas educativas, Análise histórica.

Resumo

Apresenta-se, neste texto, uma revisão histórica das ideias e invenções tecnológicas recentes de potencial aplicação aos processos educativos. Tal revisão é importante por mostrar a evolução das ideias pertinentes ao tema, pois o “bom senso pragmático” característico do assunto, no qual as experiências são, muitas vezes, apresentadas sem qualquer fundamentação teórico-metodológica, precisa ser identificado e evitado quando da análise histórica conduzida. Os esforços passados, frutos do trabalho criativo e inovador de autores já preocupados com a aplicação cognitiva das tecnologias, podem e devem servir de base para a geração de cenários futuros e análise de tendências tecnológicas, num momento em que a difusão e o acesso a recursos de tecnologias de informação e comunicação tornam-se ubíquos. O que se observa, no entanto, após a realização da análise histórica do tema, é que ainda precisamos de um embasamento teórico-pedagógico, para garantir a eficaz aplicação da tecnologia à educação, já que uma contínua confusão entre meios e fins, historicamente observada, ainda permeia o assunto.

Biografia do Autor

Renato Kraide Soffner, UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Americana - SP 19-3471-9700 Doutor em Educação. Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana, SP. Brasil. renato.soffner@am.unisal.br

Renato Kraide Soffner é Professor Pleno II da FATEC (Centro Paula Souza) e Professor Doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Atua no Mestrado Acadêmico em Educação do UNISAL, nos Grupos de Pesquisa HIPE (Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais) e CAIPE (A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis), e projeto de pesquisa em Tecnologias Sociais e Práticas Educativas. Bacharel em Engenharia pela USP, Mestre em Máquinas (Pesquisa Operacional) pela USP, e Doutor em Educação (Tecnologia Educacional) pela UNICAMP. Tem estágio de Pós-Doutorado no MIT - Massachusetts Institute of Technology, na área de Tecnologia Educacional. Especialista em Negócios pela FGV-EAESP, e Especialista em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Atua nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Computação, Sistemas de Informação, Administração, e Educação. Já foi gerente de pesquisa & desenvolvimento do Grupo COSAN, gerente de tecnologia aplicada da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, e gerente de programa acadêmico da Microsoft Brasil. Experiência docente na FATEC, FGV-EAESP, ESPM, PUCCAMP, UNIMEP, INPG, Centro Universitário SENAC e UNISAL.

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Publicado

10-09-2018

Como Citar

Soffner, R. K. (2018). EMPREGO DE TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA REVISÃO HISTÓRICA DE VANNEVAR BUSH A PIERRE LÉVY. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 54–60. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/437

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação