A INTERDISCIPLINARIDADE E/OU TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Marcia Maria de Azeredo Coutinho Mestra em Educação. Secretaria Municipal de Educação. Campo Grande - MS. Brasil.
  • Robson Gonçalves Felix Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campo Grande - MS. Brasil.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Planejamento pedagógico, Educação.

Resumo

Este artigo apresenta estudo de caso de uma proposta de planejamento de intervenção interdisciplinar e/ou transdisciplinar para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio. A metodologia adotada consistiu em pesquisa-ação, utilizando-se a revisão de literatura e o debate dialógico entre professores de diferentes áreas do conhecimento como subsídio para o planejamento e intervenção da proposta em uma escola pública da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os procedimentos e análises realizados apontam que o trabalho pedagógico comprometido com a promoção de aprendizagens significativas e contextualizadas se ampara na necessidade e possibilidade concreta de construção do conhecimento sob o alicerce do trabalho coletivo. O trabalho inter e/ou transdisciplinar ainda se apresenta, de forma significativa, como meta e desafio nos sistemas e espaços educacionais, entre eles, a sala de aula. Ao sustentar a não fragmentação do saber, tal estratégia precisa ser discutida e evidenciada por profissionais da educação, bem como por todos da comunidade escolar.  O presente relato ainda sugere a necessidade de sistematização e análise das iniciativas de planejamento e trabalho interdisciplinar e transdisciplinar em andamento no país, a fim de identificar as experiências na constituição e compreensão holística da realidade, rumo a um conhecimento que transcenda as barreiras das unidades curriculares e contribua para a formação integral do aluno.

Biografia do Autor

Robson Gonçalves Felix, Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campo Grande - MS. Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui formação inicial concluída em 1997, no curso de Graduação em Educação Física da UFU. Exerceu docência no ensino superior na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac - Uberlândia) e atuou na Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais de 1994 a 2008. A partir de 2008 desenvolveu atividades de docência e gestão em EaD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente é docente efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), tendo atuado junto à Pró-reitoria de Ensino e Pós-graduação (2012-2013) e à Pró-reitoria de Extensão e Relações Institucionais como Coordenador de Extensão e Eventos (2013-2014), e como Diretor de Ensino do campus Campo Grande, de 2015 a 2017. Ministra aulas, cursos e disciplinas presenciais e à distância para estudantes e professores da educação básica, ensino superior e pós-graduação, nos campos de Políticas Educacionais, Gestão da Escola Pública, educação infantil e aqueles relacionados à Educação Física escolar. Realizou formação continuada na Finlândia, de março a maio de 2016.

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Publicado

10-09-2018

Como Citar

Coutinho, M. M. de A., & Felix, R. G. (2018). A INTERDISCIPLINARIDADE E/OU TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 46–53. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/416

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação