A INTERDISCIPLINARIDADE E/OU TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Marcia Maria de Azeredo Coutinho, Robson Gonçalves Felix

Resumo


Este artigo apresenta estudo de caso de uma proposta de planejamento de intervenção inter/transdisciplinar para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio. A metodologia adotada consistiu em pesquisa-ação, utilizando-se a revisão de literatura e o debate dialógico entre professores de diferentes áreas do conhecimento como subsídio para o planejamento e intervenção da proposta em uma escola pública da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os procedimentos e análises realizados apontam que o trabalho pedagógico comprometido com a promoção de aprendizagens significativas e contextualizadas se ampara na necessidade e possibilidade concreta de construção do conhecimento sob o alicerce do trabalho coletivo. O trabalho inter/transdisciplinar ainda se apresenta, de forma significativa, como meta e desafio nos sistemas e espaços educacionais, entre eles, a sala de aula. Ao sustentar a não fragmentação do saber, tal estratégia precisa ser discutida e evidenciada por profissionais da educação, bem como por todos da comunidade escolar.  O presente relato ainda sugere a necessidade de sistematização e análise das iniciativas de planejamento e trabalho inter/transdisciplinar em andamento no país, a fim de identificar as experiências na constituição e compreensão holística da realidade, rumo a um conhecimento que transcenda as barreiras das unidades curriculares e contribua para a formação integral do aluno.


Palavras-chave


Inter/transdisciplinaridade. Planejamento pedagógico. Educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Avaliação Qualis-Capes confirma a importância da revista científica do IFTM

A Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal (RICT/ISTJ), publicada pela EDITORA IFTM, é bem avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira a classificação por áreas no Qualis-CAPES 2017:

ENSINOB3
EDUCAÇÃOB4
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOB4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS IB5
ENGENHARIAS I (Ciência da Computação)B5
CIÊNCIA DOS ALIMENTOSC

O Qualis 2017 é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Atualmente, a Revista Inova Ciência & Tecnologia possui 6 indexadores:

Indexadores

Abbreviated key title         Rev. Inova Ciênc. Tecnol. (Online)