JORNAL, COMUNICAÇÃO PÚBLICA E EDUCOMUNICAÇÃO: TRÍADE PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos Mestranda em Tecnologias, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. mayaradelfino@hotmail.com

Palavras-chave:

Educomunicativo, Informação, Interesse público, Cidadania.

Resumo

O conceito de comunicação pública é algo em discussão no Brasil. É um termo novo, ainda não muito praticado, como deveria ser principalmente nos órgãos públicos brasileiros. Até mesmo os pesquisadores da área, ainda não possuem um consenso sobre a definição desse termo, tanto que diversas definições são empregadas para designar tal. O termo surgiu para designar qual seria a forma ideal de exercício pleno do direito do cidadão de se informar e ser informado sobre tudo o que for de interesse público, proporcionando assim o pleno direito à cidadania e a sociedade civil. Já a educomunicação é um termo que visa à construção de ecossistemas educomunicativos em que todos colaboram e aprendem e seja possível interagir, trocar aprendizados, proporcionar uma educação emancipadora e acima de tudo formar cidadãos críticos. Esse artigo advém de uma pesquisa exploratória nos jornais publicados na Universidade Federal de Uberlândia, acompanhada de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. O objetivo do presente artigo consiste em realizar um levantamento nos jornais publicados na Universidade Federal de Uberlândia, por meio de revisão bibliográfica, das definições de comunicação pública, educomunicação e qual a melhor empregabilidade dessa tríade: comunicação pública, educomunicação e publicação de jornais na universidade.

Biografia do Autor

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Mestranda em Tecnologias, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. mayaradelfino@hotmail.com

Mestranda em Tecnologias, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

26-11-2015

Como Citar

Anjos, M. A. D. dos. (2015). JORNAL, COMUNICAÇÃO PÚBLICA E EDUCOMUNICAÇÃO: TRÍADE PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 1(1), 60–66. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/27

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação