LUGARES E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Welisson Marques Professor, Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba, MG, Brasil. welisson@iftm.edu.br

Palavras-chave:

Discurso, Texto, Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Neste artigo, propomos efetuar uma reflexão sobre duas diferentes abordagens de texto, isto é, uma pautada em uma perspectiva que remonta aos primórdios da Linguística Textual, quer seja, aquela que enfatiza o estudo do texto per si (formalista), e outra em que o texto é tomado como discurso, isto é, em que se leva em consideração seu contexto de produção: o sujeito, a ideologia, a história. Nossas reflexões nos levam a concluir que trabalhar a textualidade em uma perspectiva discursiva implicaria: trabalhar uma diversidade de gêneros (orais e escritos), explorando, também, o não-verbal; observar a relevância dos diversos gêneros textuais ao invés de se trabalhar com frases isoladas e desconexas entre si. Tal ação permitiria, também, o aprimoramento de diversas habilidades linguísticas dos aprendizes; manter um equilíbrio na relação conteúdo-forma. Ou seja, o professor deveria dar lugar à construção de sentidos dos diferentes textos e não enfocar apenas sua forma linguística (estrutura gramatical, sintática); E, por fim, aceitar a heterogeneidade constitutiva dos textos e suas múltiplas interpretações.

Biografia do Autor

Welisson Marques, Professor, Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba, MG, Brasil. welisson@iftm.edu.br

Doutor em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU).

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

Marques, W. (2017). LUGARES E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 3(1), 49–55. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/245

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação