A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: EXPRESSÃO DO DIREITO À EJA NAS PRISÕES

Autores

  • Camila Cunha Oliveira Giordani Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Eliana Helena Corrêa Neves Salge Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pedagoga.
  • Liliane Carla Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Giselle Abreu de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pedagoga

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação Prisional, Pedagogia Social, Privados de Liberdade.

Resumo

O presente artigo aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto prisional, com o objetivo de suscitar reflexões sobre o papel da educação na ressocialização dos indivíduos privados de liberdade no Brasil. Tendo como aportes teóricos os pressupostos da Pedagogia Social, e à luz dos referenciais de Foucault, Frigotto, Gatti, Ireland - dentre outros autores – e de normativas educacionais, o artigo apresenta pesquisa bibliográfica que perpassa questões históricas de tal modalidade de ensino, detendo-se no âmbito do sistema prisional brasileiro. Com um viés reparador, equalizador e qualificador, conforme denominado no Parecer CNE/CEB n.° 11/2000, verifica-se a proposta da EJA em proporcionar aos indivíduos o acesso ao ensino regular. Aborda a tentativa de resgate da dívida histórica - na qual o Estado também se responsabiliza - em relação aos adolescentes, jovens e adultos que não concluíram a educação básica, devido a diversos fatores intra e extraescolares. Conclui-se que a EJA é fruto de uma longa história da educação no país e sua proposta procurou superar parte da dualidade educacional existente entre aqueles que tiveram oportunidade em idade regular e os que não puderam continuar o processo de escolarização. Verificou-se que a situação é mais agravante em se tratando ao direito da EJA nas prisões. Por fim, aponta que ainda há avanços que precisam ser realizados, principalmente quando se fala em jovens e adultos privados não somente de liberdade, mas também do direito a uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Camila Cunha Oliveira Giordani, Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Uberaba, MG, Brasil. camila.giordani@uftm.edu.br.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7913971385381852

Eliana Helena Corrêa Neves Salge, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pedagoga.

Pedagoga na Universidade Federal no Triângulo Mineiro. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba – Uniube, Uberaba, MG, Brasil. eliana.salge@uftm.edu.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3325287706187830

Liliane Carla Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, MG, Brasil. liliane.campos@uftm.edu.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9086198219150807

Giselle Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pedagoga

Pedagoga na Universidade Federal no Triângulo Mineiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, MG, Brasil. giselle.oliveira@uftm.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4488539715122537

 


 

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

Giordani, C. C. O., Corrêa Neves Salge, E. H., Campos, L. C., & Oliveira, G. A. de. (2020). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: EXPRESSÃO DO DIREITO À EJA NAS PRISÕES. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 6(2), 59–67. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1091

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação