INGLÊS E ESPANHOL PARA MELHOR IDADE: AFETIVIDADE & LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Juliana de Fátima Batista

Resumo


Este trabalho registra o percurso do projeto em andamento intitulado “Inglês e Espanhol para Melhor Idade”, desenvolvido por docentes e discentes voluntários do Cenid- Centro de Idiomas e Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. As atividades realizadas tratam do processo ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras inglês e espanhol de uma maneira lúdica, proporcionando aos idosos da instituição Casa do Idoso- Recanto São Vicente de Paulo, a interação e o exercício de suas capacidades cognitivas, quer limitadas ou não. A metodologia consiste na apresentação de conteúdos básicos nas línguas estrangeiras através de recursos áudio- visuais, atividades e dinâmicas coletivas, realizadas com os idosos semanalmente. O esquema de ensino abordado proporcionou o desenvolvimento da cognição, memória e socialização dos atendidos pelo projeto, além de representar melhorias em sua qualidade de vida. A fundamentação teórica tem por base os preceitos trazidos por Almeida, Berger & Watanabe 2007, Relvas 2005, Gonçalves 2010, Guerreiro e Caldas 2001, principalmente. Os encontros são sempre coordenados por um docente e executados por equipes de monitores voluntários do Cenid- IFTM – Campus Patrocínio. Como resultado do projeto em desenvolvimento é possível notar a demonstração de eficiente atuação na comunidade externa do município de Patrocínio, na tentativa de interacionar jovens estudantes e idosos em atividades de aprendizagem e aprimoramento humanístico.


Palavras-chave


Casa do Idoso. Inglês. Espanhol. Melhor Idade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Boletim Técnico IFTM, Uberaba - MG