ADVERSIDADES E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE NO BRASIL NOS PADRÕES DO PISA

Autores

  • Isaac Vasconcelos Jeronimo IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Uberlândia - Campus Centro
  • Eliza Siqueira Campos IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Uberlândia - Campus Centro
  • Gustavo Prado Oliveira IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Uberlândia - Campus Centro

Palavras-chave:

PISA, ensino, processo educacional, tecnologia educacional

Resumo

Com o objetivo de demonstrar, através de uma revisão bibliográfica, porque o Brasil possui um dos piores índices no ensino e quais as medidas adotadas no país, este trabalho apresentou o que é e para que serve o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA, o qual coloca o ensino brasileiro como uma das piores médias no ranking entre 70 países. Além disso, com intuito de verificar como alguns países, como Portugal e Finlândia, melhoraram a qualidade de ensino, foram descritos seus cenários educacionais e os modelos adotados por eles. No cenário brasileiro, foi possível averiguar que o país tem muito a progredir, principalmente em relação a políticas educacionais, valorização e capacitação de professores, para que estes possam aplicar novas metodologias de ensino, saindo do modelo tradicional. Por fim, foram apontadas possíveis ações para melhora na qualidade do ensino brasileiro, sobretudo no que tange o uso da tecnologia educacional para transformar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo que o aluno passivo se transforme em um ser ativo no processo educacional, estando apto a resolver situações problemas. Portanto, a relevância dos apontamentos realizados neste trabalho, seja para a área do ensino e educação ou para a sociedade como um todo, é perceber que o país ainda possui vários obstáculos a serem enfrentados e temas a serem debatidos pelos profissionais da educação e comunidade em geral.

Referências

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?. 13.ed. v.2. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012

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Publicado

08/02/2019

Como Citar

Jeronimo, I. V., Campos, E. S., & Oliveira, G. P. (2019). ADVERSIDADES E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE NO BRASIL NOS PADRÕES DO PISA. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/597