MINICURSOS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Roberto Augusto Pereira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
  • Karina Cristina da Cruz Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
  • Marina Farcic Mineo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Resumo

Os minicursos, normalmente oferecidos para abordarem de modo rápido um assunto específico que contribua com a formação acadêmica, podem também ser utilizados como ferramenta interdisciplinar para a sensibilização ambiental. Neste trabalho, foi desenvolvido um minicurso sobre aspectos ambientais, ecológicos e socioculturais das cigarras para ser ofertado a alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro visando desmistificar o estigma de praga agrícola deste grupo de insetos e contextualizar a questão em relação a problemas ambientais. O minicurso teórico/prático foi avaliado em um teste piloto com êxito. A atividade pode colaborar para a construção de uma nova visão sobre o tema para os discentes, formando cidadãos ambientalmente críticos.

Biografia do Autor

Roberto Augusto Pereira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba, bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2015/2016) e estagiário na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (2016/2018)

Karina Cristina da Cruz Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba, atuou como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2015/2018) e atualmente é estudante do curso técnico em Análises Clínicas pelo Centro de Educação Profissional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

 

Marina Farcic Mineo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Bacharel em Ciências Biológicas (2002), mestre (2004) e doutora (2009) em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Uberlândia. Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário do Triângulo (2008), atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pós-graduação em Gestão e Saneamento Ambiental. Faz parte do PIBID/IFTM, sendo Coordenadora Institucional de agosto de 2015 a setembro de 2016 e é Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Campus Uberaba até o presente momento. Tem experiência nas áreas de Educação Ambiental e Ecologia (com ênfase em ecologia de populações e ecologia comportamental).

Referências

AUGUSTO, D. Brasil registra aumento de transgênicos e agrotóxicos nas lavouras.Ecodebate-Cidadania & Meio Ambiente. Jan. 2011.

BEAMER, R. H. Biology of Kansas Cicadidae. Kansas. Kansas University Science. pp. 155-263. (Bulletin, 18). 1928.

BRAICK, P. R. Estudar História: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental de 06/06/2012. MEC/CNE. Publicado no D.O.U. de 15/06/2012, Seção 1, p.18.

SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio-ago. 2005.

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Publicado

08/02/2019

Como Citar

de Sousa, R. A. P., Freitas, K. C. da C., & Mineo, M. F. (2019). MINICURSOS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/577