MINICURSOS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Os minicursos, normalmente oferecidos para abordarem de modo rápido um assunto específico que contribua com a formação acadêmica, podem também ser utilizados como ferramenta interdisciplinar para a sensibilização ambiental. Neste trabalho, foi desenvolvido um minicurso sobre aspectos ambientais, ecológicos e socioculturais das cigarras para ser ofertado a alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro visando desmistificar o estigma de praga agrícola deste grupo de insetos e contextualizar a questão em relação a problemas ambientais. O minicurso teórico/prático foi avaliado em um teste piloto com êxito. A atividade pode colaborar para a construção de uma nova visão sobre o tema para os discentes, formando cidadãos ambientalmente críticos.Referências
AUGUSTO, D. Brasil registra aumento de transgênicos e agrotóxicos nas lavouras.Ecodebate-Cidadania & Meio Ambiente. Jan. 2011.
BEAMER, R. H. Biology of Kansas Cicadidae. Kansas. Kansas University Science. pp. 155-263. (Bulletin, 18). 1928.
BRAICK, P. R. Estudar História: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2011.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental de 06/06/2012. MEC/CNE. Publicado no D.O.U. de 15/06/2012, Seção 1, p.18.
SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio-ago. 2005.
Downloads
Publicado
08/02/2019
Como Citar
de Sousa, R. A. P., Freitas, K. C. da C., & Mineo, M. F. (2019). MINICURSOS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/577
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS