AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DOS ALIMENTOS SERVIDOS NOS FOOD TRUCKS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG

Autores

  • Aline Alves Montenegro Freitas Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
  • Nathália Pinheiro Barbosa Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
  • Fernanda Barbosa Borges Jardim Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba

Palavras-chave:

Boas práticas, consumidor, qualidade.

Resumo

Atualmente os Food Truck vêm conquistando mercado de alimentação fora de casa. A principal preocupação nesse segmento é que não existem legislações especificas com foco para os Food Trucks e ainda há uma escassez de artigos científicos nessa área. O objetivo desta pesquisa foi verificar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos servidos em sete Food Trucks em Uberlândia/MG. Os estabelecimentos apresentaram uma média de 9,2% de itens não conformes como portas abertas sem fechamento automático; ausência de pia para higienização das mãos; ausência de cartazes afixados de orientação aos manipuladores sobre a correta lavagem e antissepsia das mãos e demais hábitos de higiene; falta de controle durante o tratamento térmico; contaminação cruzada. A partir das não conformidades verificadas, constatou-se que os Food Trucks necessitam adequar suas condições e que legislação específica para o setor seja estabelecida para garantir a segurança dos alimentos oferecidos aos consumidores.

Referências

BRASIL. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

CURI, J.D.D.P. Condições microbiológicas de lanches (cachorro quente) adquiridos de vendedores ambulantes, localizados na parte central da cidade de Limeira-SP. (Dissertação de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

FARIAS, P.P., SILVA, J.F.DA., BRANDÃO, J.M.F. Qualidade sobre rodas: o nível de satisfação de consumidores sobre os serviços de alimentação em food Trucks. R. Intelig. Compet., v. 7, n. 1, p. 43-71, 2017.

PALERMO, J.R. Bioquímica da nutrição. São Paulo: Atheneu, 2008.

RIBEIRO, S.A.do B. Avaliação das boas práticas de manipulação: um estudo de caso sobre um food truck de Jaraguá-Go (Monografia de especialização). Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, 2017.

SEBRAE. Análise de Tendência. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Food-Truck:-uma-nova-tend%C3%AAncia, 2015.

SILVA, G.DE L., LIMA, L.F., LOURENÇO, N.S. Food truck na cidade de São Paulo e a influência do perfil do consumidor em sua longevidade: aspectos socioculturais. Revista FATEC Zona Sul v.2, n.1, 2015.

Downloads

Publicado

08/02/2019

Como Citar

Freitas, A. A. M., Barbosa, N. P., & Jardim, F. B. B. (2019). AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DOS ALIMENTOS SERVIDOS NOS FOOD TRUCKS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/570